Notícias

Região Sul é destaque entre os vencedores do Concurso de Ideias para habitação de interesse social

Por outubro 1, 2018 Sem comentários

A região Sul do país foi destaque entre os vencedores do 27º Concurso de Ideias promovido pelo Portal Projetar.org. O desafio proposto, a estudantes de arquitetura e urbanismo e profissionais recém-formados, foi criar uma habitação de interesse social no terreno onde estava localizado o edifício Wilton Paes de Almeida, em São Paulo (SP).

A edificação deveria abrigar 200 famílias e contemplar quatro diferentes tipologias de apartamentos. O objetivo do concurso foi provocar a reflexão e a discussão dentre os futuros arquitetos acerca das condições precárias nas quais vive uma parcela significativa da população brasileira, e dos impactos desta situação nas cidades brasileiras. No total, 218 propostas foram avaliadas.

Conquistou a primeira colocação o aluno Adalberto Leandro de Paula, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Os jurados elogiaram a praça criada no pavimento térreo e a forma como a equipe se preocupou em resolver a infraestrutura. Os jurados apontaram ainda a clareza e definição do conceito, e a forma como a proposta atendeu ao programa de necessidades de forma inovadora, podendo ser modificada durante o tempo.

A segunda colocação foi concedida à equipe composta pelos acadêmicos Artur Bernardoni, Natália Machado Capeletto, Camila Letícia Vier, Mariah Vieira Mafra, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), de Itajaí/SC, e Leonardo Zanatta, da Universidade de Passo Fundo (UPF), de Passo Fundo/RS. Os jurados consideraram a solução funcional e a proposta estrutural condizentes com sua linguagem. Ainda, mencionam que o partido solucionou questões funcionais e estruturais do edifício de forma inteligente.

O terceiro colocado foi a equipe formada pelos acadêmicos Caio Diniz de Farias e Juliano Bohrer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Porto Alegre/RS. Os jurados consideraram a conceituação do projeto e sua apresentação completas, e destacaram os gráficos informativos da prancha.

Na condição de Menção Honrosa foram indicados três propostas: do acadêmico Matheus Duarte Pardal da Universidade Católica de Santos, da Unisantos, de Santos/SP; da equipe formada pelos alunos Wemerson Silva Soares e Maria Luísa de Carvalho Viégas Machado, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), de Maceió/AL; e da equipe formada pelos acadêmicos Bertrand de Andrade Araújo, Lorena Nilzete Lima Cerqueira e Letícia Pires de Rezende Costa, da Universidade FUMEC, de Belo Horizonte/MG.

Clique aqui e conheça as propostas vencedoras em detalhes.

Monumento à memória

O 28º concurso de arquitetura do Portal Projetar.org propõe a criação de um monumento dedicado à memória das mulheres, localizado no eixo monumental em Brasília/DF.

O exercício acadêmico proposto neste concurso visa promover a reflexão e o debate entre os futuros arquitetos e arquitetas sobre o poder da igualdade entre cidadãos e cidadãs como estopim para o real desenvolvimento de qualquer nação. Esta discussão perpassa, inclusive, a própria arquitetura enquanto profissão, e neste sentido, o concurso conta com a parceria do coletivo Arquitetas Invisíveis e do projeto ELAS da FAU UnB.

Podem se inscrever grupos de, no máximo, cinco integrantes, compostos por estudantes de arquitetura ou profissionais formados há menos de um ano. As inscrições devem ser feitas até o dia 24 de outubro.

Os vencedores ganham prêmio em dinheiro, certificado e publicação do projeto em revistas e blogs parceiros, como a revista ÁREA. Clique aqui e acesse o regulamento.

 

 

Leia também:

Concurso de arquitetura convida estudantes e recém-formados a proporem habitação de interesse social

 

X
X