Eventos

‘Refúgio’ de Gabriel Bordin na CASACOR SC reverencia o minimalismo

Por novembro 21, 2018 Sem comentários

Uma casa erguida 100% com madeira, com perfil metálico apenas para vencer o vão e fechamentos em vidro. Ao invés de cortinas, a farta vegetação do entorno é que estabelece a privacidade e invade os ambientes criteriosamente planejados. O minimalismo impera no espaço, criado pelo arquiteto Gabriel Bordin para servir de refúgio, um local para reconexão. Esta é a Casa Ônix by Karsten, um dos destaques da CASACOR SC em Florianópolis, em cartaz até o dia 25 de novembro, premiada pelo júri técnico da mostra como Destaque tema ‘Casa Viva’.

Ao percorrer a passarela que conduz à casa, logo percebe-se o convite para uma experiência sensorial. Centenas de pedras de carvão rodeiam a estrutura, formando um campo magnético. “Como a casa tem conceito de transmutação, todos os seus elementos foram pensados a fim desta concepção. Assim, o carvão também carrega em si uma essência de limpeza energética”, explica o arquiteto.

Em 75 metros quadrados, Gabriel e sua equipe projetaram living integrado com varanda, com uma convidativa banheira junto ao exuberante jardim que reforça o conceito do espaço: relaxamento e contemplação. No lugar da televisão, uma expressiva obra de arte de Paulo Gaiad.

Uma pequena cozinha também compõe a área social, localizada junto à única ‘parede’ de divisa da Casa Ônix – um painel opaco de tensoflex, criado como um ponto de luz para garantir a iluminação sutil, cênica e relaxante. Do outro lado, está a suíte, com quarto e banheiro. A seleção do mobiliário solto e a composição dos elementos revelam o acurado tratamento do espaço. Vale a pena demorar-se na observação do acervo exposto.

 

Fotos: Mariana Boro | Divulgação

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X