Notícias

R+B Arquitetura vence o Archathon SC 2019 e conquista um ambiente na CASACOR SC Florianópolis

O escritório R+B Arquitetura, das arquitetas recém-formadas Bárbara Ramos e Maria Eduarda Brandão, foi o vencedor do Archathon SC 2019 e irá assinar um dos ambientes da CASACOR SC em Florianópolis. Os competidores deveriam apresentar a  proposta para o ambiente comercial da empresa Archademy na mostra da capital, agendada para 15 de setembro a 27 de outubro, no empreendimento Cidade Milano, no centro de Florianópolis.

A seletiva foi realizada no último sábado, dia 3 de agosto, na sede da ACATE, na capital catarinense. A decisão coube ao júri técnico, após a apresentação dos seis projetos finalistas. A comissão julgadora foi formada por Francis e Luiz Bernardo, diretores da CASACOR SC; Carlos Lopes, presidente da AsBEA/SC; Michele Pires, Diretora da ABD Santa Catarina e designer de interiores; Lio Simas, fotógrafo especializado; pelos arquitetos Rico Mendonça, Rosane Girardi e Vanessa Larré; e pelas jornalistas Simone Bobsin e Letícia Wilson, diretora e editora da revista ÁREA.

Durante a final do Archathon, a Archademy anunciou a abertura de uma unidade da  aceleradora em Florianópolis, que deverá ter sua operação iniciada ainda este ano, logo após a mostra. A Archademy é uma startup que oferece espaço de coworking, infraestrutura, treinamentos e workshops especificamente para profissionais e escritórios das áreas de Arquitetura e Design de Interiores. Atualmente, possui sede apenas em São Paulo (SP). A Archademy é uma das unidades de negócios da Archa Company, realizadora do Archathon, considerado o maior workshop Arch&Design das Américas.

 

O projeto vencedor

“O projeto proposto para o espaço Archademy da Casa Cor 2019 combina o equilíbrio projetual entre um espaço funcional e o conceito da mostra. Imprimir a personalidade da empresa, despertar a curiosidade do público alvo, criar um ambiente interativo e promover a ‘instagramabilidade’ foram diretrizes chave que determinaram o produto final”,  explicam as autoras. Como os participantes do Archathon poderiam escolher quais ambientes da empresa reproduzir na mostra, as arquitetas Bárbara Ramos e Maria Eduarda Brandão definiram pelo projeto de ambientes de descompressão e de reunião informal.

O conceito surgiu a partir do planejamento de uma ‘caixa’ que envolve todo o espaço e cria unidade. A paleta de cores da identidade visual da aceleradora Archademy definiu a tonalidade do ambiente e emoldurou a caixa de forma a destacar os elementos inseridos dentro dela. Definiram pelo uso da madeira para proporcionar sensação de aconchego. O mobiliário solto é valorizado no cenário monocromático.

No espaço de reuniões, que será funcional e compartilhado, os profissionais do setor terão acesso a amostras de produtos e poderão criar seus painéis e deixá-los em exposição ao público, no painel que será criado com vergalhões. Área para a exposição de cartões de visita também foi planejada, considerando que a promoção do network é um das vertentes da Archademy.

“Ao permitir a experiência de interação do visitante com o espaço ao criar seu próprio moodboard, fazemos com que ele se sinta parte da montagem desse ambiente, tornando ele único e divertido. Cada detalhe e cantinho foi pensado, desde as grandes comunicações visuais”, destacam as arquitetas.

O projeto também valoriza a vitrine para ser notado pelo visitante da mostra, gerando curiosidade e interesse no público. O objetivo principal é fazer com que os arquitetos e designer de interiores da região conheçam a Archademy e façam o seu cadastro, manifestando interesse em participar da incubadora.

A equipe vencedora contou com mentoria do escritório Gerbara & Filártiga Arquitetos. Também atuaram como mentores nesta edição do Archathon os arquitetos titulares dos escritórios Marchetti Bonetti, PSF Arquitetura e Sumar + Vitorino Arquitetura.

 

Leia também:

Archathon seleciona profissionais para assinar ambiente na CASACOR Florianópolis 2019

Maratona Archathon estreia no Rio Grande do Sul neste final de semana

Competição criativa Archathon será realizada em Florianópolis para criação de um ambiente da CASACOR SC

Archathon realiza edição regional Sul em setembro. Inscrições devem ser feitas até dia 23 de agosto

Maratona Archathon inicia nesta sexta-feira com evento aberto ao público

Espaço Núcleo vence o Archathon Rio Grande do Sul e garante lugar na CASACOR RS 2018

3P Studio apresenta cozinha vencedora do Archathon Floripa, projetada para a CASACOR SC

Arquitetos recém-formados impressionam com proposta ousada na CASA COR SC

No encerramento da CASACOR SC, Ubuntu é anunciado vencedor do prêmio de Melhor Ambiente

 

Imagens do projeto: Acervo R + B Arquitetura
Fotos: Carlos Alves | Divulgação CASACOR SC 

 

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X