Notícias

Projeto de arquitetura efêmera paranaense conquista o iF Design Awards 2018

Por fevereiro 1, 2018 Sem comentários

O projeto de arquitetura efêmera ‘In.side’ é outro representante da região Sul entre os vencedores do iF Design Awards 2018. Desenvolvida pela arquiteta Juliana Medeiros, de Curitiba (PR), a instalação marcou a primeira participação da marca Arauco, fabricante de painéis de madeira, na Expo Revestir, em 2017.

A proposta era convidar os visitantes a vivenciarem uma experiência sensorial, onde tocar e emocionar as pessoas era o que estava em primeiro plano. “In.side era um convite à reflexão, a parar um pouco, olhar para dentro e refletir, “QUAL A SUA ESSÊNCIA?“. O que te move a fazer o que você faz, da forma que faz e para quem você faz?”, explica a arquiteta.

Os visitantes eram convidados a interagir com o espaço, expressando “suas verdades” ao longo do percurso em cartões disponibilizados no estande que deveriam ser afixados ao longo dos fios de elástico ali dispostos. Esta ‘floresta de elásticos’ faziam alusão às florestas de eucaliptos, um dos insumos da marca. As mensagens foram formando uma cenografia inusitada e atraindo cada vez mais olhares.

Três lançamentos da Arauco foram expostos, como joias lapidadas, em meio ao percurso. “A fragrância de terra molhada, o som da natureza misturada aos batimentos cardíacos para um convite a interiorizar, a conectar-se consigo mesmo e acessar a sua verdade, a sua essência. Observar que somos muitos, por consequência muitas essências nos faz refletir como precisamos de mais respeito, mais empatia, mais olhar ao próximo, para juntos desenharmos um futuro melhor”, reforça Juliana.

O projeto conquistou o iF Design Award 2018 na categoria Trade Fair / Comercial Exhibitions.

Fotos: Alexandre Bigliazzi | Divulgação

 

Leia também: 

Design do Sul entre os premiados do iF Design Award 2018