Notícias

Projeto apresenta a versatilidade das rochas para o setor moveleiro

Por março 28, 2019 Sem comentários

Após cinco meses de trabalho, indústrias, marmoristas e designers cumpriram o desafio inédito de desenvolver produtos com a utilização das pedras. Os protótipos do projeto Mobstone – Mobiliário em Pedra foram apresentados ao setor moveleiro na 14ª edição da Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIMMA Brasil). A feira está sendo realizada esta semana em Bento Gonçalves (RS).

A iniciativa envolveu indústrias moveleiras associadas à Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), além de designers que integram o Projeto Raiz, do Sindmóveis, e marmoristas expositores da feira. O objetivo era a criação de produtos com a utilização da rocha ornamental como matéria-prima principal ou secundária do mobiliário.

Quatro equipes estiveram engajadas: as indústrias AMMA Design, Tremarin, Aziforma e Heitor Móveis; os designers Marta Manente, Juliana Desconsi, Gemile Nondillo e Augusto Crespi; e os marmoristas De Carli, Micfel, CJ Mármores e Granitos e Cammino Pedras.

Oportunidades de mercado

O empresário Alexandre Bittencourt De Carli, diretor Comercial e Administrativo da De Carli Mármores, diz que viu no projeto Mobstone a oportunidade de aproximação com designers e parceiros do mobiliário para desenvolver uma linha de produtos, com valor agregado. E, também, que pudessem ser fabricados num padrão de repetição. Atualmente, a De Carli trabalha exclusivamente com projetos sob medida.Alexandre é presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores, Granitos e Rochas Ornamentais do Rio Grande do Sul (Simag/RS).

Para Rodrigo Rizzardo, diretor comercial da Pro Marmo, a experiência com o Mobstone foi muito positiva, demonstrando caminhos que podem ser trilhados para a geração de negócios e diferentes opções de produto ao setor moveleiro. “Acredito que essa iniciativa nos possibilite maior aproximação com o mercado moveleiro, apresentando as possibilidades da aplicação de rochas ornamentais em peças do mobiliário”, destaca.

 

Conheça o conceito de cada iniciativa:

 Coleção Meteoro
Desenvolvida pelo Studio Marta Manente para a AMMA Design, com participação da marmoraria De Carli Mármores

A pedra utilizada nesse projeto foi a Meteorus, que carrega texturas e marcas próprias de um elemento com uma bagagem intrínseca de seu estado natural, seja ela proveniente do solo ou do espaço. A coleção é composta de uma mesa de centro, com detalhes em dourado nas bordas para contrastar com a pedra do tampo; uma mesa lateral, que também explora os detalhes em dourado e filetes no acabamento; e um painel, com o detalhe bisotê em suas arestas.

 

Coleção Triza
Desenvolvida por Bria Design para a Aziforma, com a participação da marmoraria CJ Mármores

A principal característica da coleção Triza é a geometrização das formas, volumes e geometrização compositiva. Trata-se de uma série de peças contemporâneas e complementares que combinam pedras (mármores), apoiadas por uma armação de aço de seções finas.  As opções de acabamento para a base de apoio são cromado, polido, cromado preto e metal com acabamento em champanhe, latão, cobre etc., em contraponto com a elegância da base em pedra, com seu tampo linear e alongado com diversos usos e apoios. A   coleção é composta por mesas de apoio (canto, centro e aparador), luminárias e chaise etc. Todas elas possuem dois níveis de contraste com materiais de superfície nobres e atemporais como a pedra e a madeira.

 

Coleção Louvre

Desenvolvida pelo designer Augusto Crespi para a Heitor Móveis, com a participação da marmoraria Cammino Pedras

A coleção Louvre é inspirada na moderna arquitetura da pirâmide de vidro do Museu do Louvre, em Paris. Outro elemento inspirador é a contraposição da imponente construção renascentista do museu com a pirâmide moderna. Assim como nas peças da coleção, que possuem estilo minimalista com linhas retas, a união de estilos cria um efeito complementar, realçando a beleza de cada produto.

 

Linha Harpa
Desenvolvida pela designer Juliana Desconsi para a Tremarim, com participação da marmoraria Micfel  

Elementos de extrema simplicidade e elegância aplicados à mesa de jantar, buffet e cabinet/bar da Linha Harpa. A linha é inspirada na harpa, um dos instrumentos mais antigos da humanidade, sempre em formato triangular. A combinação de madeira e pedra faz o contraponto de elementos quentes com elementos robustos e frios. Outro contraponto é o aspecto feminino com a imponência das proporções nos produtos.

 

Fotos: Divulgação 

X
X