Notícias

Prêmio Salão Design divulga os vencedores de sua 21ª edição

Por junho 2, 2017 Sem comentários

O Prêmio Salão Design 2017 já tem seus vencedores: são 24 premiados, nas modalidades Estudante, Profissional e Indústria, além de nove menções honrosas, três Troféus Professor Orientador e um Prêmio Madeiras Alternativas. A cerimônia de premiação e mostra dos premiados será durante a feira High Design – Home&Office Expo, de 8 a 10 de agosto, no São Paulo Expo, como programação integrante do DW! São Paulo Design Weekend.

O produto eleito como mais inovador nessa edição do prêmio é uma criação do estudante da PUC-RIO Daniel Ruben Nasajon e seu professor Cláudio Freitas de Magalhães. Trata-se do talher portátil Biko, considerado pelos jurados um excelente objeto de uso cotidiano, democrático, racional e extremamente comercial. O projeto consiste em um artefato dobrável em formato de bico, ideal para pequenas porções de alimentos. Pode substituir um hashi sem qualquer tipo de desmatamento e também oferece diversas outras possibilidades de uso: catering, pizza francesa, queijos e vinhos, frios e petiscos, dentre outros.

O Prêmio Madeiras Alternativas foi para a linha de produtos Família Pi, feita em Muiracatiara Rajada, do designer Alfio Lisi, de Leme (SP). Como prêmio, ele ganhará um troféu e ainda terá a oportunidade de conhecer a sede do Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal Brasileiro, em Brasília, e áreas de manejo florestal e processamento de madeira na Amazônia. Essa é uma categoria especial do Salão Design, promovida com apoio do Serviço Florestal Brasileiro.

Na etapa final desta 21a edição do Salão Design, realizada em maio na Serra Gaúcha, os jurados Brunno Jahara, Glaucia Binda, Ivens Fontoura, Nicole Tomazi e Paulo Biacchi avaliaram pessoalmente mais de 100 produtos finalistas, chegando ao resultado que contempla estúdios do Brasil, Argentina e Uruguai. De forma geral, a comissão julgadora considerou que essa 21ª edição trouxe produtos bem acabados e revelou novos nomes à cena do design latino-americano.

O diretor do Prêmio Salão Design, Eduardo Nuncio, destaca que os premiados formam um conjunto coeso de peças com qualidade formal e funcional, com destaque para diversos projetos com características de multifuncionalidade. “Além de serem produtos que apresentam um grande alinhamento entre forma e função, características fundamentais para a avaliação dos jurados, ficamos muito felizes e impressionados com a sensibilidade dos participantes nas questões de sustentabilidade, coerência e criatividade no uso dos materiais, e a visível evolução no quesito acabamento dos produtos apresentados. Isso mostra como vem melhorando ano a ano o nível dos projetos inscritos no prêmio”, avalia.

O Prêmio Salão Design é atualmente a maior premiação de design de produtos da América Latina. É realizado desde 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves (RS). Em sua história, o prêmio já teve 13.584 projetos inscritos.

Conheça os premiados:

Modalidade: Estudante

Categoria: Espaços Sociais

Premiado: Biko | Design de Daniel Ruben Nasajon e Cláudio Freitas de Magalhães.

Professor orientador: Cláudio Freitas de Magalhães, PUC-Rio

Categoria: Espaços Íntimos

Premiado: Planar | Design de Carolina Rocha e Lúcia Correa

Professor orientador: José Silva, Udelar (Montevidéu, URU)

Menção Honrosa: Versa | Design de Isabela Fraga Raposo.
Professor orientador: Marcelo Massaharu, PUC-Rio

Categoria: Espaços de Trabalho

Premiado: Escrivaninha Sobradinho | Design de Felipe de Carvalho Madeira, UFRJ (Rio de Janeiro, RJ)

Menção Honrosa: Cavalete Dobra | Design de Felipe de Carvalho Madeira, UFRJ (Rio de Janeiro, RJ)

 

Modalidade: Profissional

Categoria: Espaços Sociais

Premiado: Linha Ciranda | Design de Camila Fix, Flávia Pagotti Silva, Rejane Carvalho Leite e Amélia Tarozzo, Plataforma4 (São Paulo, SP)

Premiado: Pituki | Design de Claudio Sibille (Montevidéu, URU) Menção Honrosa: Poltrona Fibra | Design de Rosina Secondi, Julian San Martin, Victoria Scola e Daniel Appel, Estudio Claro (Montevidéu, URU)

Menção Honrosa: Mesa de apoio Linha Construção | Design de Ivan de Sá Rezende (Rio de Janeiro, RJ)

Categoria: Espaços Íntimos

Premiado: Club | Design de Ana Sosa e Guillermo Salhón, Estudio Diario (Montevidéu, URU)

Menção Honrosa: Pana | Design de Ana Sosa e Guillermo Salhón, Estudio Diario (Montevidéu, URU)

Menção Honrosa: Mesas Bezel | Design de Rosina Secondi, Julian San Martin, Victoria Scola e Daniel Appel, Estudio Claro (Montevidéu, URU)

Menção Honrosa: Cabideiro Manuh | Design de Eduardo Borém (Brasília, DF)

Prêmio Madeiras Alternativas: Família Pi | Design de Alfio Lisi (Leme, SP).  Madeira utilizada: Muiracatiara Rajada

Categoria: Espaços de Trabalho

Premiado: Cavalete Split | Design de Maurício Siquinelli Nakane, Mara Luisa Köber e Ana Carolina Toyama, Oppa (São Paulo, SP)

Categoria: Inovação em Materiais e Superfícies

Premiado: V.AZ | Design de Andrea Bezerra de Carvalho Macruz, Nolli (São Paulo, SP)

Menção Honrosa: Doña 3D Print Objetos | Design de Lucas Ferrera, Doña 3D.COM (Caba, ARG)

Categoria: E-commerce

Premiado: Base Trindade | Design de Maurício Siquinelli Nakane, Oppa Design (Ribeirão Preto, SP)

Modalidade: Indústria

Categoria: Espaços Sociais

Premiado: Skyfolding Collection | Design de Niccolò Adolini e Daniel Simonini, Adolini+Simonini para Donaflor Mobília (Londrina, PR)

Menção Honrosa: Branch Collection | Design de Niccolò Adolini e Daniel Simonini, Adolini+Simonini para Donaflor Mobília (Londrina, PR)

Categoria: Espaços Íntimos

Premiado: Linha Canguru | Design de Isabela Vecci, Vecci e lansky Arquitetura para Líder Interiores (Carmo do Cajuru, MG

Fotos: Carlos Ben | Divulgação Sindmóveis 

X
X