Notícias

Perfil no Instagram revela diferentes ângulos de bairro de Porto Alegre

Com o porte de um pequeno município – com mais de 16,5 mil habitantes, de acordo com o Censo do IBGE de 2010 –, o bairro Cidade Baixa na capital gaúcha tem várias facetas a revelar. Conhecido, principalmente, por ser reduto da boemia porto-alegrense, a região possui muito mais a oferecer. Palco para diferentes eventos que ocupam o espaço urbano e manifestações artísticas e políticas, a área é também um ambiente que abraça a diversidade, fomenta negócios locais e conserva, em suas ruas, joias da arquitetura.

As cores, formas, grafites e poesia urbana espalhados pelas construções, muros e postes passaram a ser registrados pela jornalista gaúcha Tatiana Gappmayer há alguns anos e acabaram reunidas no perfil do Instagram @pelacidadebaixa, lançado em novembro de 2016. Moradora do bairro há 12 anos, Tatiana teve a ideia de desenvolver o projeto como uma parte do seu trabalho final de pós-graduação em Jornalismo Digital, na PUCRS. “A ideia é mostrar os detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos ao fazermos sempre os mesmos trajetos, seja pela correria ou pela rotina mesmo”, conta.

A jornalista ressalta que outro objetivo do trabalho é despertar o interesse de moradores, frequentadores e turistas sobre a Cidade Baixa, gerando identificação e a vontade de (re)conhecer seus locais e envolver as pessoas no cuidado com o bairro. Além disso, ela espera que o perfil seja uma ferramenta para auxiliar na preservação da memória da região, que vem passando por uma série de transformações que têm alterando o seu perfil.

Selecionamos algumas fotos publicadas. Confira na galeria:

 

X
X