Notícias

Parte do Parque Urbano projetado por Jaime Lerner, Orla Moacyr Scliar é inaugurada em Porto Alegre

Com um domingo de sol forte, os porto-alegrenses foram conhecer e usufruir dos espaços de lazer da Orla Moacyr Scliar, inaugurada na última sexta-feira, abaixo de muita chuva, pela Prefeitura de Porto Alegre (RS). Com 1,3 quilômetro de extensão, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, o trecho integra o Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba, projetado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner, reconhecido internacionalmente com um dos principais urbanistas do país.

Decks de madeira, arquibancadas e duas extensas passarelas aproximam as pessoas do lago e favorecem a contemplação do mais famoso cartão postal da cidade: o por do sol no Guaíba. A orla conta com ciclovia e passeio público, mirantes, quadras esportivas, ancoradouro para barcos de passeios turísticos, quatro bares e um restaurante panorâmico. Os espaços gastronômicos serão operados por permissionários selecionados por meio de licitações públicas e deverão entrar em operação nos próximos 60 dias. Orçada em R$ 71 milhões, a obra foi executada com recursos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). A gestão atual da Orla é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams); no entanto, a proposta é que a área seja “adotada” pela iniciativa privada.

O Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba totaliza 56.700 metros quadrados. O segundo trecho planejado está entre a chamada Rótula das Cuias e o Anfiteatro Por do Sol e deverá contar com espaços de lazer. O terceiro compreende o trecho entre o Anfiteatro Por do Sol e o Parque Gigante do Sport Club Internacional e deverá dispor de áreas de lazer e espaços para a prática de esportes. Está previsto, ainda, um quarto trecho, até o Arroio Cavalhada.

“É um projeto de regeneração urbana e ambiental que afetará positivamente a qualidade de vida dos porto-alegrenses, gerando efeitos sociais, econômicos e ambientais sistêmicos. Conectam-se as pessoas, a cultura, a história e a natureza, em um círculo virtuoso de valorização”, afirmam os arquitetos da Jaime Lerner. Segundo eles, as qualidades arquitetônicas do projeto estão ligadas a forma como ele se insere na paisagem, tirando partido da topografia para acomodar a infraestrutura necessária e criar passeios de contemplação do cenário. Os materiais são concreto, vidro, madeira e aço em seus acabamentos naturais, garantindo leveza ao conjunto. “As formas curvas tiram partido da plasticidade do concreto e o desenho se relaciona ao movimento das águas, desenvolvendo-se gentilmente ao longo do terreno”, descrevem.

A iluminação planejada permite o uso do local à noite. Um piso iluminado por pontos em fibra ótica e 47 postes inclinados foram instalados. Por questões de segurança, a região ganhou um ponto permanente da Guarda Municipal e a cobertura de 39 câmeras de monitoramento.

 

Plano Conceitual do Parque Urbano da Orla do Guaíba

Ano 2012 – 2018

Arquitetura e Paisagismo:

Jaime Lerner Arquitetos Associados 

Jaime Lerner – Supervisão geral
Arqº Fernando Antônio Canalli – Coordenação de Projetos e Acompanhamento de Obras
Arqº Paulo Kawahara
Arqº Valéria Bechara
Arqº Gianna Rossanna De Rossi
Arqº Ariadne Daher
Arqº Felipe Guerra
Arqº Fernando Popp
Arqº Taco Roorda
Engº Agrônomo Carlos Oliveira Perna

Desenvolvimento: Grifo Arquitetura

Construtores: Consórcio Orla Mais Alegre

  • Procon Construções Indústria e Comércio
  • Sadenco – Sul Americana de Engenharia e Comércio Ltda
  • SH Estruturas Metálicas

Topografia: Prisma Topografia

Batimetria: Aerogeo Aerofogrametria, Geoprocessamento e Engenharia

Sondagem: Fundasolos

Terraplenagem: Engecram

Fundações: Emepê Fundações

Tecnologia de Concreto: Daher tecnologia em engenharia

Estrutura de Concreto: AS Estruturas Engenheiros Associados

Estrutura de Aço: Andrade e Rezende Engenharia de Projetos

Estrutura de Madeira: Koga Engenharia

Projeto de Vidros: Solutemp Soluções em Vidros

Projeto Hidráulico, Abastecimento de Gás, Rede de Água, Prevenção Contra Incêndios: Eduardo Ribeiro Escritório de Projetos

Projeto de Rede de Água, Esgoto e Drenagem: Serenco – Serviços de Engenharia Consultiva

Projeto Elétrico, Lógica e Telefonia: Império Engenharia Elétrica

Luminotecnia: Luz Urbana

Climatização: Michelena Engenharia de Climatização

Arqueologia e Recuperação das Obras de Arte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Secretaria Municipal da Cultura

Orçamento: Planor Engenharia

 

Com informações da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e da Jaime Lerner Arquitetos Associados