Notícias

Paisagismo valorizado em tempos de pandemia

Por junho 23, 2020 Sem comentários

A influência positiva do paisagismo na saúde das pessoas, das comunidades e das cidades tornou-se evidente a partir da determinação de isolamento social em função da pandemia de coronavírus. Ao permanecer mais tempo em suas casas, as pessoas perceberam a importância da iluminação natural, da vegetação, da natureza exuberante – e, também, perceberam o quanto isso tudo faz falta. Criar um “cantinho verde” em casa nunca foi tão desejado.

“A presença de vegetação natural, por mínima que seja, provoca um grande bem-estar emocional, além de melhorar a qualidade do ar e nos encher de energia”, afirma a arquiteta Yael Gossis, que mantém escritório de arquitetura paisagística em Florianópolis. Segundo ela, em ambientes de trabalho – ou no home-office – a vegetação contribui para a redução do nível de estresse e para o aumento do nível de concentração. Sem contar, que torna os espaços sempre mais aconchegantes.

As sacadas dos apartamentos e os jardins das casas ganharam mais atenção – tornaram-se locais essenciais para relaxamento e contemplação.  Para Yael Gossis, os imóveis pós-pandemia terão de estar mais alinhados com essa tendência que começa a ser consolidada: “qualquer canto ao ar livre será transformado num cantinho verde”, diz a arquiteta.

Nos espaços públicos, a arquitetura paisagística também deverá ganhar novo status, valorizando a arborização e a vegetação abundante como essenciais para a qualificação dos espaços e para a promoção do bem-estar. “As áreas mais urbanas já estão recebendo novos elementos, como pias nas ruas para uso da população e totens dispensadores de álcool gel – os quais têm de ser inseridos em projetos bem planejados para que eles se tornem parte de uma paisagem agradável e contemplativa”, considera Yael.  Espaços públicos atraentes e seguros serão cada vez mais desejados, em favor da promoção de encontros e do lazer.

Yael Gossis é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Nacional de La Plata (UNLP), uma das mais prestigiadas da Argentina, e com pós-graduação em Paisagismo. Radicada em Florianópolis (SC) há três anos, assina projetos em vários lugares do mundo: Austrália, Suécia, Argentina e agora no Brasil, onde mantém o escritório Yael Gossis Arquitetura e Paisagismo.

 

 

X
X