Eventos

O ‘ontem, o hoje e o amanhã’ em destaque no espaço de Rico Mendonça na CASACOR

Por novembro 23, 2018 Sem comentários

O passado é revisitado e valorizado no ambiente apresentado pelo arquiteto e designer de interiores Rico Mendonça na CASACOR SC Florianópolis, em cartaz até domingo. Integrando a área da bilheteria da mostra, o espaço “Intelbras – Viva o instante’ convida os visitantes a iniciar o trajeto de forma mais demorada que o tradicional, observando os elementos escolhidos criteriosamente pelo profissional.

É quase uma viagem no tempo. Rico valoriza o passado, o presente e o futuro, evidenciado pela tecnologia de ponta dos produtos da Intelbras, que assina o espaço em sua estreia na mostra. Como já é característico em seus projetos, Rico enaltece a memória afetiva e traz elementos que oferecem conforto físico, visual e emocional. São escolhas que valorizam as raízes e as histórias de vida do usuário do espaço.

O revestimento que cobre a parede principal, na área da bilheteria, é uma das mais fortes expressões. São tijoletas artesanais com efeito carbonizado através de queima planejada de pura argila. Produzido pela catarinense Olívia Revestimentos Sustentáveis, o Terra Catarina Carvoeira presta uma homenagem à história do sul do estado e seu ciclo da extração do carvão mineral. No local, Rico dispôs um extenso quadro que exibe poesias escritas por seu avô, João José Mendonça, um ativo e reconhecido construtor de Florianópolis do início do século passado.

O espaço foi estruturado com o uso de dois containers e foi totalmente revestido internamente. A parede principal do ambiente de estar recebeu painel de MDF Marquina, com aparência similar a do mármore negro, um lançamento da Berneck. Na parede em frente e no teto foram utilizados o painel Panamá, outro lançamento da marca, que reproduzindo o sutil desenho das tramas naturais do tecido.

Peças de design autoral e elementos decorativos convidam a uma observação demorada. Na parede, obras de arte selecionadas, incluindo um quadro criado por Edson Busch Machado com tamancos usados por operários de indústrias de Joinville – uma homenagem ao ‘chão de fábrica’. Junto dele, quadrinhos com os bordados em bastidores de madeira produzidos por Magda Brandelero, da Amagnólia Simple Creativity. Em contraste, sobre a mesa lateral, a supertecnológica câmera de segurança da linha Mibo da Intelbras, com design discreto, visão panorâmica e transmissão on-line via conexão Wi-Fi.

Na sequência, a contemporânea estante projetada por Rico e executada pela Masotti, ‘recheada’ de primorosos elementos decorativos. O espaço foi inspirado no estilo escandinavo de arquitetura, com linhas retas e
limpas, texturas neutras das superfícies. “Busquei inspiração nas chamadas ‘tinny houses’ e no conceito de ‘smart home'”, revela.

Destaque também para o tapete criado pelo arquiteto a partir do reaproveitamento de lonas de caminhão. O material foi cortado no formato de seixos e dispostos no caminho que conduz o visitante à varanda também projetada pelo designer. Lá na varanda, estão apresentadas outras inovações tecnológicas, como a fechadura digital integrada ao telefone sem fio com ramal externo, único do país. E de lá é possível observar melhor o grafite em anaformismo executado por Sérgio Casão nas paredes externas dos módulos e a vegetação aplicada no telhado verde planejado por Rico.

As soluções em tecnologia apresentadas revelam o futuro hoje em produtos que aliam alta tecnologia, discrição, design moderno e conceitos de interatividade, Smart Homes e IoT (internet das coisas). “O universo de IoT tem previsão de movimentar 8 bilhões de dólares no Brasil somente neste ano. A Intelbras enxergou esta oportunidade e foi pioneira ao apresentar ao mercado brasileiro produtos que se conectam, que tornam as residências mais inteligentes”, afirma Susana Brockveld, Diretora de marketing da Intelbras.

 

Fotos: Ronaldo Azambuja | Divulgação

 

 

 

 

X
X