Notícias

Núcleo Catarinense de Decoração leva profissionais para experiência cultural em Montreal

Por maio 24, 2017 Sem comentários

Um grupo de profissionais de 29 escritórios de arquitetura e design de Santa Catarina embarcou hoje para Montreal, no Canadá, a convite do Núcleo Catarinense de Decoração. A viagem integra a ação Experiência NCD, que, há cinco anos, possibilita a arquitetos e decoradores das seis regionais (Norte, Sul, Oeste, Florianópolis, Vale e Litoral) uma imersão cultural, de lazer e arquitetônica. No total, 600 profissionais já participaram da Experiência NCD, para destinos como Punta Del Este (Uruguai), Cancun (México), Santiago (Chile) e Havana (Cuba). O retorno de Montreal está previsto para o dia 30 de maio.

 “O mercado catarinense é referência na área de arquitetura e decoração, mas acreditamos que o projeto Experiência NCD agrega ao promover outras vivências e consequentemente gerando conteúdo aos profissionais do setor. As viagens têm este objetivo, estimular novos olhares e, ao mesmo tempo, instigar arquitetos e decoradores a repensarem sempre o seu processo de criação. O aperfeiçoamento deve ser uma constante”, pontua o empresário Clemar de Souza, da Sermontec, presidente do NCD.

Aspectos culturais, urbanos e arquitetônicos foram levados em conta para o roteiro, organizado pela gerente de marketing do NCD, Roberta Dietrich, que viajou meses antes para identificar lugares que não poderiam ficar de fora do cronograma.

Entre eles estão: Habitat 67, um complexo popular de apartamentos residenciais da década de 60, projeto “de lares em cubos” do arquiteto Moshe Safdie; a Biosfera – museu dedicado ao meio ambiente, formado por um conjunto de edifícios fechados, desenhados por Éric Gauthier, dentro do esqueleto de aço original; Vila Olímpica com o estádio construído para abrigar os Jogos Olímpicos de Verão de 1976; o Mont Royal – ponto turístico, ideal para um piquenique ao ar livre; e Jean Talon Market – o mercado público de Montreal. São apenas alguns pontos, mas o roteiro ainda envolve um passeio de scooter pela cidade, um piquenique ao ar livre e uma paradinha no Circo de Soleil.  

“As Experiências NCD vão além. Por meio delas criamos novos canais de comunicação com o público afim. No projeto Trip NCD, por exemplo, vamos reunir as impressões de Montreal pelos profissionais viajantes, registradas em fotos, compartilhadas em redes sociais, em vídeos e outras plataformas. Já no Intercâmbio NCD, por meio de entrevistas, vamos trazer o contexto de mercado de arquitetura e decoração daquele país para dividir com os associados do Núcleo Catarinense. Queremos, cada vez mais, fazer dessas viagens, dessas experiências, fonte inesgotável de informação, inspiração”, adianta Clemar.

Para participar das Experiências 2017, o NCD realizou uma pesquisa qualitativa nas seis regionais. A indicação dos nomes convidados partiu da avaliação de conceitos como qualidade de projeto, investimento em formação, participação de eventos do NCD, atendimento ao cliente final e relacionamento com equipe de vendas. Outros profissionais foram vencedores do 1º Concurso Técnico Dietmar Starke – do NCD – com premiação realizada em dezembro de 2016.
Ainda para 2017 estão programadas outras duas Experiências, em território nacional: Belo Horizonte e Inhotim (Minas Gerais), em julho, e Recife e Olinda (Pernambuco), em setembro.

Quem participa do “Experiências NCD 2017 – Montreal”:

Adriana Tiezzi Interiores – Florianópolis

Juliana Pippi Arquitetura Design – Florianópolis

Mariana Pesca Arquitetura – Florianópolis

Roberta Zimmermann Buffon Arquitetura e Interiores – Florianópolis

Rosas Arquitetos Associados – Florianópolis

Espaço do Traço – Florianópolis

CAS Arquitetos Associados Karine e Thais – Vale

Eliege Longen Interiores – Vale

Mauricio Christen Interiores – Vale

Studio Alencar Arquitetura & Interiores – Vale

Studium Saut Arte & Interiores Flavia e Ariane – Vale

Andréa Timm Interiores – Norte

Casa de Projetos – Norte

Tufi Mousse Arquitetura – Norte

Ana Paula Ronchi Arquitetura Total – Sul

Andrea Projetos e Arquitetura – Sul

Arlon Fernandes|Dudu Freitas Arquitetos – Sul

Marcos Sônego Arquitetura – Sul

Silvana Caporal Escritório – Sul

Bortoluzzi Arquitetura Roberta – Oeste

Idea Arquitetura|Daniel Romanelli – Oeste

Isadora Foresti Arquitetura – Oeste

Adriana Piva Arquitetura – Litoral

Blanc Arquitetura e Decoração – Litoral

FConsonni Arquitetura de Interiores – Litoral

Home Luana Andressa e Juliana Silva – Litoral

Officio & Arte Silvia Binato – Litoral

Silvia Pedrassani Arquitetura e Decoração – Litoral

Simara Deola Mello – Litoral

Clemar de Souza. presidente do Núcleo Catarinense de Decoração.

Habitat 1967, um complexo popular de apartamentos residenciais da década de 60, projeto “de lares em cubos” do arquiteto e urbanista israelense Moshe Safdie.