Notícias

Nova marca de design autoral, Dü Design chega a Florianópolis e avança na região Sul

Por agosto 14, 2019 Sem comentários

Orgânico, contemporâneo e coletivo. É assim que a Dü Design define a essência do produto que desenvolve. Com pegada sustentável, precisão industrial, design orgânico e criação artesanal colaborativa, a marca de móveis foi recém-lançada pela gaúcha Germânia Móveis, com fábrica em Nova Petrópolis (RS). Com 45 anos de história, a indústria é referência nacional no setor.

O cuidado com o meio ambiente é efetivo, e vai desde a escolha dos materiais, passa pela linha de produção e não se limita ao reaproveitamento de resíduos. A marca se dedica constantemente ao estudo de possibilidades para reduzir o impacto ambiental provocado pela indústria moveleira.

Um deles foi a escolha da madeira proveniente da espécie Uva do Japão como matéria-prima para as suas peças. Tal árvore foi trazida ao Brasil pelos imigrantes japoneses que chegaram ao país na década de 1970. Hoje, a espécie, muito comum na região Sul do país, é considerada uma invasora por prejudicar a sustentabilidade do ecossistema local. “Ou seja, ela é capaz de enfraquecer e tomar o lugar das árvores nativas”, explica Daniel Bauer, diretor da Dü Design.

Sustentabilidade

Depois de detectar que tal espécie era prejudicial ao ecossistema brasileiro, profissionais da marca começaram a realizar estudos sobre como usá-la para desenvolver as peças. De acordo com Daniel, foram feitos diversos testes de resistência e densidade durante cerca de quatro anos. “Detectamos que havia excelentes características ali para a produção dos móveis”, afirma.

Além disso, a estética da madeira é bastante atrativa: sua coloração combina facilmente com as mais diversas tonalidades. Isso garante uma leveza ímpar às composições. Essa característica é evidenciada pelo design das peças, de autoria da arquiteta Rejane Carvalho Leite, em parceria com o grupo de design Plataforma4. A sensibilidade da profissional em desenhar as peças faz com que as coleções sejam capazes de devolver à natureza os traços orgânicos que ali estavam. “São as formas orgânicas traduzidas para o mercado contemporâneo”, afirma Daniel.

Presença na região Sul

Rogério Lemos é o responsável por levar as peças da Dü Design para a capital catarinense. “Estamos muito felizes em trabalhar com a marca por acreditarmos no propósito e conhecermos de perto toda a linha de produção. É uma nova forma de trabalho, uma nova pegada, com bastante respeito ao meio ambiente”, afirma o empresário, que inaugurou, no dia 13 de agosto, um showroom exclusivo da Dü Design em Florianópolis. A loja está localizada ao lado da Masotti Floripa, de propriedade de Rogério, no Shopping Casa & Design, na rodovia SC 401.

Um bate-papo com a designer Rejane Carvalho Leite sobre sustentabilidade, com conteúdo de sobra para quem se interessa ou deseja aprender mais sobre o tema marcou o evento de inauguração, que reuniu em torno de 70 profissionais da área, entre arquitetos e designers de interiores. “É um prazer apresentar as peças diretamente para o público. Já fizemos isso com a nossa equipe e todos ficaram encantados com a qualidade e o propósito da marca”, disse Rogério.

Na região Sul, a Dü Design está presente também em Balneário Camboriú (sC), com peças à venda na loja Artezanalle, e em Blumenau (SC), na InterDesign. No Paraná, está em Curitiba, na loja Ton Sur Ton, e em Cascavel, na D´Angelis.

 

Na Galeria, confira imagens da inauguração do showroom da marca em Florianópolis. 

 

Fotos: Fernando Willadino | Divulgação 

 

X
X