Notícias

Noite dos Museus conquista porto-alegrenses como atração cultural

Por maio 22, 2017 Sem comentários

Um olhar diferente sobre o patrimônio, a arquitetura, sobre o encontro com as obras e os artistas. A segunda edição da Noite dos Museus, realizada no último sábado em Porto Alegre (RS),  ofereceu uma possibilidade inusitada: visitar dez pontos culturais da cidade das 19h à meia-noite. A estimativa dos organizadores é de que 52 mil pessoas participaram das atividades, que inclui apresentações musicais e outras intervenções artísticas nesses locais e no entorno. Contabilizando um público quatro vezes maior do que o registrado na primeira edição, o evento ganha força para se tornar fixo no calendário cultural anual da cidade.

A iniciativa é da produtora Rompecabezas, com patrocínio de diversas empresas a partir da Lei de Incentivo à Cultura. A inspiração veio do já tradicional evento Lange Nacht Der Museen (A Longa Noite dos Museus), realizado em Berlim desde 1997. No roteiro de Porto Alegre estavam: Fundação Iberê Camargo, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs), Memorial do Rio Grande do Sul, Museu da UFRGS, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Pinacoteca Ruben Berta, Planetário, Instituto Goethe e Museu Júlio de Castilhos.

A jornalista Tatiana Gappmayer, colaboradora da revista ÁREA, participou do evento e sentiu-se emocionada diante dos prédios destas instituições, valorizados pela iluminação especial para essa autêntica “celebração da cultura”. “O mais incrível do evento é que ele proporciona às pessoas ocuparem os espaços públicos à noite, tornando a cidade viva. A sensação de poder caminhar pelo Centro Histórico sem medo, pois ruas estão movimentadas, é maravilhosa, e te faz pensar em tudo o que perdemos ao não usufruir dessas áreas por medo e insegurança”, complementa. Tatiana mantém o perfil no Instagram @pelacidadebaixa, espaço que valoriza a arquitetura, a arte e a cultura do bairro Cidade Baixa, um dos que recebeu a Noite dos Museus.

No entorno dos locais de exposição, atrações especiais convidaram as pessoas a permanecerem nos espaços públicos, vivenciarem a cidade. Foodtrucks e cervejarias artesanais participaram em alguns pontos do evento, como a Praça da Alfândega, no coração do roteiro cultural.

Confira as fotos feitas na Noite dos Museus.