Notícias

Nicole Tomazi lança coleção ‘Genius Loci’, valorizando a tradição do artesanato

Palha de trigo. Esta é a matéria-prima da nova coleção desenvolvida pela designer gaúcha Nicole Tomazi. A ‘Genius Loci – o espírito do lugar’ traz mesas e um pequeno armário produzidos com este material, configurando peças carregadas de significados. “Genius Loci é minha devoção aos pequenos produtores, ao fazer manual e às histórias que só um ritmo lento pode carregar pelo tempo”, afirma.

A idealização partiu da vontade de Nicole de traduzir em produtos as características específicas de um território. “O desenvolvimento de uma linguagem estética que carregue a identidade de um lugar onde famílias trabalham o trigo transformando-o em chapéus e bolsas”, afirma. Ao propor a mudança da tipologia dos objetos, alterando forma e função, Nicole também apresentou uma nova possibilidade de produção para os artesãos. “A família que produz as peças tem na nonna de 83 anos seu esteio. Ela, que desde os 8 alternava o trabalho na lavoura com a confecção de objetos de palha de trigo, direciona a família para o trabalho manual. Seu filho, sua nora e também sua neta de 22 anos carregam o conhecimento deste fazer pelo tempo”, descreve.

Para Nicole, bisneta de imigrantes italianos, esta coleção representa um mergulho intenso em suas origens. “No fazer manual que acompanha meus antepassados, no retrato de uma região, na cultura do artesanal que passa por gerações contando histórias de vida”, diz.

Formada em Arquitetura, Nicole desenvolve projetos de design autoral desde 2007, com grupos de artesãos e em projetos para a indústria. Ela tornou-se Mestre em Design em 2016, com uma pesquisa voltada ao Design Territorial, observando maneiras de manter a cultura e tradição local utilizando ferramentas projetuais.

A nova coleção será lançada durante a MADE, que acontecerá entre os dias 27 de junho e 1º de julho, em São Paulo.

 

Leia também: 

Maior feira de design autoral do país, MADE reunirá uma centena de expositores. E terá ‘Design do Sul’ por lá

 

 

X
X