Notícias

NCD encerra tour por Berlim e anuncia o próximo destino internacional: Dubai

Por abril 16, 2018 Sem comentários
Foram cinco dias de muita cultura e conteúdo. O grupo de profissionais e lojistas convidados pelo Núcleo Catarinense de Decoração percorreu a pé, de bike e outros meios de transporte os principais pontos históricos e arquitetônicos de Berlim, na Alemanha, numa intensa programação, que ocorreu de 10 a 16 de abril.
No último domingo, 15 de abril, os 63 participantes da viagem se reuniram no charmoso Clärchens Ballhaus para coroar a experiência, que já deixou saudades e, especialmente, despertou ideias que serão compartilhadas nas rodas de décor catarinense. Uma noite temática inspirada na década de 1920 com look a caráter e show/performance da cantora sósia de Marlene Dietrich, que relembrou as canções do repertório da multiartista. Uma verdadeira volta ao tempo que revisitou os anos dourados da capital alemã, retratados pela boemia, o sucesso do teatro de variedades, o protagonismo feminino e também a pobreza e a eminência deixadas pela guerra.
No evento também foram revelados os próximos destinos das Experiências Culturais para 2019. A exuberante Dubai, nos Emirados Árabes, é a parada internacional focada na arquitetura e comportamento da metrópole árabe. No Brasil a viagem entra no ritmo da bossa do Rio de Janeiro, cidade que infelizmente vive um duro momento na questão de segurança pública, abalada por uma crescente onda de violência. Por outro lado vibra na cena artística, na apropriação dos espaços públicos e patrimônio histórico, representando um dos grandes acervos culturais e inventivos do país.
“A Experiência NCD é um projeto importantíssimo de intercâmbio que gera conhecimento para profissionais do setor de arquitetura, design e decoração. Nossos roteiros são elaborados com arquitetos e historiadores de cada destino, e vivências que anteriormente são estudadas por uma curadoria exclusiva. São aprendizados que transformam a percepção dos participantes e consequentemente as atuações no mercado”, destaca em discurso o presidente do NCD, Clemar de Souza.
Ainda em 2018, no mês de agosto uma nova turma embarca para conhecer os pormenores de Belém do Pará, com a sua cultura tão emblemática. Os participantes das experiências são apontados conforme o resultado de pesquisa qualitativa desenvolvida pelo Núcleo envolvendo lojistas das suas seis regionais – Norte, Vale, Litoral, Floripa, Sul e Oeste. E também pela premiação do Concurso Técnico NCD, que caminha para a terceira edição com objetivo de posicionar e valorizar a arquitetura e design catarinense.
Fotos: Roberta Dietrich | Divulgação