Eventos

Natureza em evidência no ousado espaço de Anna Maya na CASACOR

Por novembro 21, 2018 Sem comentários

A exuberância da vegetação existente no imóvel que abriga a CASACOR Santa Catarina em Florianópolis, no charmoso bairro Santo Antônio de Lisboa, foi tratada com louvor pelos profissionais que souberam tirar partido desses elementos naturais. A arquiteta Anna Maya sentiu-se privilegiada ao deparar-se com uma imponente árvore localizada exatamente em frente ao espaço que escolheu para a sua 10ª participação na mostra. “Era impossível não prestar reverência a ela”, diz.

De portas abertas para o frondoso jardim, a arquiteta planejou a ‘Sala Viva’, como batizou o ambiente, com uma proposta conceitual e com o objetivo de promover uma exaltação à natureza. A mesa de jantar foi estrategicamente posicionada no espaço para que a copa da grande árvore fosse integrada ao cenário, refletida no tampo de vidro projetado por Anna. Sobre ele, acompanhando a linearidade, está exposta uma das obras de arte encomendadas ao artista Emanuel Vasco Nunes. Forjada em ferro, a escultura compõe com a base da mesa: uma armação de vergalhões. As escolhas revelam a prioridade da profissional para os materiais brutos.

Duas extensas placas de Mármore Verde Jaspe revestem as paredes laterais do espaço, emoldurando o cenário. A irregularidade original das bordas das pedras foi preservada, valorizando as formas naturais do material. Espelhos foram adicionados em faixas na porção superior das paredes, conferindo sensação de amplitude ao espaço, de 25 metros quadrados.

A sinuosidade das cadeiras Pantosh, assinadas pelo estúdio Lattog Design, e as estruturas em formato de círculos – uma ‘marca registrada’ da arquiteta – rompem com as formas retas predominantes. Uma dessas estruturas compõe o irreverente painel de iluminação que se destaca sobre a mesa de jantar, integrando luminária de múltiplas pendentes e farta folhagem com plantas artificiais.

 

 Fotos: Lio Simas | Divulgação 

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X