Notícias

Movimento Urban Sketchers ganha força em Florianópolis

No último sábado, o grupo do Urban Sketcher Florianópolis reuniu-se novamente. Desta vez, o cenário era a rua Conselheiro Mafra, no centro da cidade. A missão era praticar livremente o desenho de observação com foco no trecho entre as ruas Bento Gonçalves e Padre Roma, repleta de antigos casarios de grande riqueza arquitetônica.

Este foi o vigésimo segundo encontro do grupo, fundado em 2016 na capital catarinense, por iniciativa da arquiteta Jaqueline Silva, motivada pela crescente expansão do movimento Urban Sketchers no país, cuja versão nacional oficial data de 2011.

“O desenho de observação tem o objetivo de aproximar o olhar ao objeto em foco. Quando voltamos esse olhar para a cidade, entramos num caminho de entender, através do desenho, como o cenário todo é composto por relações. No momento em que a tentativa é perceber para retratar, os sentidos se voltam todos para o momento presente.Um edifício se relaciona com outro, e a arquitetura de cada construção é evidenciada pelos detalhes quase imperceptíveis no dia a dia. Também observamos a relação do construído com a rua, com as pessoas que passam, com sensações produzidas pelo toque do vento, pelo sol ou pela chuva, pelos sons, pela troca de olhares, a interação com o outro, não necessariamente com palavras. Esse momento te transporta, e a potência em desenhar deixa de ser apenas a arte de retratar para ser a ferramenta de perceber o mundo a sua volta. Essa é a importância desse movimento, é trazer o conhecimento da cidade através da experiência. Para mim, arquiteta, cidadã usuária e integrante do meio urbano, o desenho é exercício do corpo”, destaca Jaqueline.

A primeira saída do Urban Sketchers  Florianópolis foi no Mercado Público e reuniu cerca de 30 participantes. “Desde então, foram 21 encontros realizados na cidade de Florianópolis, todos gratuitos e sem necessidade de inscrição, como é a proposta do Urban Sketchers”, ressalta Ivan Jerônimo, atual organizador do movimento ao lado de Osmar Yang.

O próximo encontro está agendado para o dia 28 de abril, na pracinha da Lagoa da Conceição. Clique aqui e acompanhe a agenda do grupo.

 

Fotos: Divulgação

 

 

 

X
X