fbpx
Projetos

Materiais nobres e valorização do design em projeto de arquitetura de interiores

Por fevereiro 12, 2021 Sem comentários

Apreciadores de obras de arte e de produtos de alta qualidade e design, os proprietários deste apartamento desejavam o melhor do mercado para a ambientação dos espaços. A prioridade das escolhas, contudo, deveria ser proporcionar conforto e praticidade em todos os ambientes do apartamento. As arquitetas Olga Bergamini e Karin Neitzke assumiram o projeto de arquitetura de interiores do apartamento, de 500 metros quadrados de área, localizado no 210 andar de um edifício no bairro Campo Comprido, em Curitiba (PR).

“Nosso desafio foi deixar a área social com espaços integrados que pudessem ser desfrutados pela família e amigos de maneira plena, e que também fossem de fácil manutenção e com personalidade contemporânea”, explica Olga. Ela conta que o imóvel foi totalmente personalizado para o casal de proprietários e para o filho deles, pré-adolescente, para atender todas as demandas. “A iluminação e a automação proporcionaram papel importante nesse projeto, pois, com elas, é possível criar cenários condizentes com diferentes tipos de evento”, complementa.

Pela praticidade e unidade visual, toda a área social, assim como cozinha e serviço, receberam revestimento de piso em porcelanato 120X120cm. Já para a área íntima, a escolha foi por tábuas de madeira natural estruturada, em nome do conforto desejado. A madeira e outros elementos naturais foram priorizados no detalhamento do mobiliário e de complementos para atender ao mesmo objetivo.


Pisos como protagonistas

“A sensação de conforto e aconchego foi proporcionada principalmente pela escolha minuciosa dos tapetes, combinando com cada ambiente, bem como dos papéis e revestimentos de parede diferenciados”, enfatiza Olga Bergamini.  As arquitetas especificaram tapetes para sala de jantar, home theater, adega, circulação e para a suíte máster, com paleta de cores exclusiva para cada ambiente.

Os tapetes foram produzidos pela Tapeçaria Italiana, de Blumenau (SC), referência nacional em tapetes personalizados, associando processo industrial a técnicas artesanais na fabricação. A encomenda foi feita por intermédio da Tibaflex Comércio de Persianas e Toldos, de Curitiba, parceira da Tapeçaria Italiana há três anos. “A grande diversidade de cores, a variação de altura dos fios e a possibilidade infinita de desenhos, estampas e formatos fazem com que os profissionais cada vez mais se sintam satisfeitos com os nossos produtos”, destaca o empresário Carlos Netto, proprietário da loja.

Estética, durabilidade, suavidade ao toque e cores firmes são características importantes dos tapetes na opinião da arquiteta. “A possibilidade de personalização dos tapetes nos proporciona total liberdade para criar e transformar o piso em principal protagonista de uma ambientação. Podemos criar ‘obras de arte’ ou complementá-las com tapetes”, argumenta Olga Bergamini.

 

Fotos: Dea Fylyk | Divulgação

 

X
X