Notícias

Maior honraria de design de produto da América Latina, Prêmio Salão Design 2018 anuncia seus finalistas

Por novembro 14, 2017 Sem comentários

O Prêmio Salão Design, maior premiação de design de produto da América Latina, entrou essa semana na fase final de julgamento, com o anúncio dos projetos aprovados pela comissão julgadora para a segunda etapa. São 58 projetos finalistas entre os 629 inscritos por Estudantes, Profissionais e Indústria/Varejo, originários do Brasil, Argentina, Cuba e Uruguai. Os jurados nessa edição são os designers brasileiros Bruno Faucz, Brunno Jahara, Letícia Grisa, Nicole Tomazi e o alemão Salvatore Figliuzzi. Os finalistas são submetidos à avaliação do júri sem a identificação dos nomes dos autores dos projetos. Os vencedores serão conhecidos em janeiro de 2018.

O diretor do Prêmio Salão Design, Eduardo Nuncio, destaca a importância do prêmio para a formação da identidade do design brasileiro, especialmente considerando que a iniciativa chega a seus 30 anos de realização em 2018. Ele conta que foi justamente a proximidade dessa data importante que motivou a organização a promover mudanças importantes no regulamento para essa edição, sendo a principal delas a substituição das tradicionais categorias pela premiação em primeiro, segundo e terceiro lugares para cada uma das modalidades – Estudante, Profissional e Indústria/Varejo. Serão concedidos, ainda, três superprêmios para os melhores produtos da edição.

Já tradicionais na premiação, permanecem sendo concedidos o troféu Professor Orientador para os melhores produtos de estudantes e também o Prêmio Madeiras Alternativas, esse último em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro e que reconhece o uso de madeiras consideradas não muito utilizadas. Nuncio pontua ainda que, além das premiações em dinheiro, o Prêmio Salão Design oportuniza a seus premiados uma vitrine sem igual para a divulgação de seus produtos. “No próximo ano, os vencedores participarão de duas mostras de produtos: em março, na feira Movelsul Brasil, e em agosto, durante a High Design Expo, que integra a programação da semana brasileira de design, em São Paulo”, reforça.

Na fase final de julgamento, os finalistas enviarão seus produtos em escala real para a cidade de Bento Gonçalves, onde está a sede do Sindmóveis, entidade promotora do Prêmio Salão Design. Isso ocorrerá em janeiro de 2018, conforme o cronograma abaixo. Com um histórico de 14.213 projetos inscritos até hoje, o Prêmio Salão Design tem patrocínio de Berneck Interprint.

 

CRONOGRAMA

Entrega dos produtos para a etapa final: 11, 12 e 15 de janeiro de 2018
Escolha dos premiados: 22 e 23 de janeiro de 2018
Mostra e premiação: Movelsul Brasil 2018, de 12 a 15 de março de 2018, em Bento Gonçalves
Segunda mostra dos premiados: High Design Expo, de 28 a 30 de agosto de 2018, em São Paulo

 

Saiba quais são os projetos finalistas do Prêmio Salão Design 2018:
Clique aqui e veja todas as fotos. 

Estudantes

Poltrona Flor

Mesa Quebrada

Coleção Diagonal

Abajur Serena

Eco-Capas

Click Up

Cipó

 

Indústrias

Mesa Falésia

Mesas La Palme

Mini Nadda

Tune

O2

 

Profissionais

Poltrona Trópico

Cadeira Bruna

Paisaje Oriental

Sarajevo

Sofá Valle

Sofá Apollo

Zyklus

Ika

Poltrona Lina

Poltrona Corcovado

Cadeira Farofa

Cadeira Ciranda

Praêra

Horing

Hum

Linha Flutua

Linha Zina

Linha Dobra

Linha Carbono

Sistema Pinote

Móveis de Aluguel

Varanda

Linha Cristal

Dos

Colección Mesas Auxiliares Loto

Rupestre

Mesa Ceramista

Komodo

Franca

Penteadeira Nena

Cocoon

Hermit Lamp

Proyecto Mutan

Luminária Costureira

F.Ly

Hoop Lamp

Amarcord

Descanso Tec

Perla

Seta

Cabideiro Pinduh

Castiçal Veleiro

Blendo

Biblioteca Latorna

Kitangu

Cotoco

 

 

 

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X