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Lab Habitação: programa oferece apoio a negócios sociais voltados à inovação e moradia

Por agosto 4, 2020 Sem comentários

A missão do seu negócio é tornar as moradias mais dignas e salubres? Com esse mote propositivo, Artemisia e Gerdau abrem as inscrições para a terceira edição do Lab Habitação: Inovação e Moradia,que conta com a parceria do Instituto Vedacit, Tigre e Votorantim Cimentos, além do apoio da CAIXA e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

O programa de aceleração de curta duração está com as inscrições abertas de 4 a 24 de agosto e vai selecionar até 15 negócios de impacto social que estão endereçando problemas de habitação da população em situação de vulnerabilidade social. A proposta é fortalecer empreendedores que conduzem soluções destinadas a tornar as moradias mais saudáveis, dignas e confortáveis, com potencial de atender milhares de brasileiros. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.artemisia.org.br/labhabitacao/.

Negócios inovadores

Para o Lab Habitação: Inovação e Moradia, as organizações realizadoras estão em busca de empreendedores de todo o Brasil, que tenham negócios inovadores, com potencial de gerar impacto positivo e que estejam alinhados aos temas:

  • acesso à moradia de qualidade (foco em qualificar a moradia da população de menor renda com acesso a meios de compra, venda, aluguel, troca);
  • reformas habitacionais (soluções que auxiliem a população de baixa renda a conseguir reformar suas moradias de forma acessível e desburocratizada);
  • água e saneamento (focadas em promover acesso a serviços básicos de saneamento, água potável e coleta de resíduos);
  • empregabilidade na construção civil (soluções que ampliem oportunidades de trabalhadores da construção civil e qualifiquem a mão de obra);
  • inovação na construção civil (soluções que inovem a construção civil, gerando eficiência na produção, desenvolvimento de materiais e métodos produtivos);
  • acesso a microcrédito habitacional (soluções que facilitem o acesso a crédito imobiliário com taxas acessíveis, podendo também auxiliar no pagamento de reformas na moradia);
  • gestão de condomínios de habitação popular (soluções que qualifiquem e otimizem a gestão de condomínios e habitações populares, gerando inserção social e econômica às famílias impactadas);
  • regularização fundiária (soluções que apoiem a regularização de famílias em ocupações irregulares e diminuam custos com burocracias do processo);
  • infraestrutura e melhoria do espaço público (soluções que promovam a qualificação dos espaços públicos no entorno de moradias populares, com propostas de lazer, atividades físicas, benfeitorias); e
  • energia (soluções que visem gerar eficiência energética, consumo consciente, geração distribuída e fontes alternativas de energia).

Fortalecimento do negócio

Os participantes terão acesso a uma forte rede de mentores(as) e empreendedores(as) do setor e conteúdos práticos para a identificação de desafios, validação de hipóteses e planejamento dos próximos passos do negócio frente ao atual cenário de crise. O programa será realizado totalmente on-line – formato que permite uma maior diversidade regional e responde ao contexto da pandemia da Covid-19, com formações no final da tarde, para melhor encaixe nas agendas dos empreendedores. Ao final do programa, até três negócios que se destacarem irão receber um capital semente de R$ 30 mil e terão acesso, por mais três meses após o programa, a uma metodologia intensiva e personalizada com foco no desenvolvimento individual do negócio – um dos grandes diferenciais desta terceira edição.

Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, o programa – que já apoiou mais de 50 empreendedores – foi idealizado para fortalecer os negócios de impacto por meio de conteúdos práticos, recursos e conexões relevantes para que as iniciativas sejam potencializadas e possam melhorar as condições de moradia de milhares de brasileiros.  “Na edição 2020, a jornada será totalmente on-line e ministrada ao longo de 12 semanas. Para responder ao cenário atual, os conteúdos foram aprimorados para responder aos desafios do momento, o que envolve focar em habilidades empreendedoras e fortalecimento dos negócios. Nesse sentido, o lab trará capacitação sobre como o empreendedor pode identificar os principais desafios do negócio; validar hipóteses; conduzir ações mais assertivas; avaliar os resultados; e definir os próximos passos”, afirma a executiva da Artemisia, organização sem fins lucrativos pioneira no fomento de negócios de impacto social no Brasil.

Desafios de moradia

Maure destaca ainda a relevância e urgência da temática: “É urgente lançarmos o olhar para o contingente de pessoas vivendo em condições inadequadas. Empreendedores e empreendedoras de todo o país têm desenvolvido soluções inovadoras e acessíveis, relacionadas aos desafios de moradia que afligem a população mais vulnerável. Iremos apoiar essas iniciativas para que possam se fortalecer e impactar positivamente a vida de muitos brasileiros.”

Para Marcos Faraco, diretor-executivo da Gerdau Aços do Brasil, “negócios de impacto social podem oferecer soluções que colaborem com os temas de habitação para população de baixa renda no país. Buscamos empoderar pessoas e empresas interessadas em transformar o cotidiano da população brasileira.”

 

 

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