fbpx
Notícias

Juliana Pippi lança coleção de peças criadas em parceria com Domingos Tótora

A arquiteta catarinense Juliana Pippi acaba de materializar a parceria firmada com Domingos Tótora com o lançamento da Coleção Talude. Trata-se de uma linha assinada e numerada de centros de mesa produzidos em papelão, matéria-prima do consagrado trabalho do artista mineiro. A partir da reciclagem desse material, ele cria objetos e esculturas que exploram a beleza, a funcionalidade e a simplicidade. E assim é a coleção Talude, que se apresenta em três cores – Taipa, Adobe e Tabatinga, pigmentos naturais que já estavam sendo desenvolvidos por Domingos e que deram o nome de cada peça.

A ideia de Juliana era dar uma forma simples, feminina, como as das montanhas da região que Domingos vive e que tanto inspiram o trabalho dele, em Maria da Fé (MG). Ela idealizou um desenho leve e sinuoso em contraponto, à força, resistência e solidez da matéria que o artista trabalha há anos, o papelão.

Juliana Pippi acalentava o desejo de desenvolver um projeto em parceria com Domingos Tótora há alguns anos, desde que o conheceu pessoalmente, em 2018, por conta da pesquisa que realizou para o seu ambiente na CASACOR São Paulo, a sala Toki. “Nossa amizade começou ali quando eu fui conhecer o ateliê e mergulhar no universo dele e desde então a gente não se desgrudou mais”, conta a arquiteta.

O processo

No início do ano 2020,  Juliana Pippi viajou a Maria da Fé e, durante visita ao amigo, decidiram colocar em prática a vontade de cocriação. Uma semana depois, o mundo mudava, em função da pandemia de coronavírus, mas os planos da dupla seguiram firme. Eles começaram a conceituar o projeto e mesmo à distância evoluíram em todo o processo. Entre uma prosa e outra, uma chamada de vídeo ou outra,  Domingos chegou ao protótipo de uma peça e refinou o projeto ao longo do ano.

Em dezembro de 2020, esse projeto feito a quatro mãos tinha saído do papel e do mundo virtual, e Juliana recebia em Florianópolis (SC), terra natal da arquiteta, as quatros peças finalizadas e exatamente como ambos haviam idealizado juntos.  “Essa coleção é só o início. A gente pretende desenvolver outras coleções juntos. Esse é só o começo de uma história”, adianta Juliana Pippi.

As peças da Coleção Talude, de Domingos Tótora e Juliana Pippi, podem ser adquiridas sob encomenda na loja Studio Ambientes, de Florianópolis.

 

Confira as imagens das peças na galeria.
(fotos:Mariana Boro)

E, mais abaixo, conheça um pouco do universo de Domingos Tótora no episódio da websérie O Tempo produzida por Juliana Pippi em 2018.

 

 

X
X