Notícias

Juliana Pippi, Lídia Maciel, Marcelo Salum e ‘os Júniors’ serão os representantes do Sul na CASACOR São Paulo

Na CASACOR São Paulo deste ano, quatro ambientes serão assinados por profissionais da região Sul do país: os arquitetos Juliana Pippi (SC), Lídia Maciel (RS), Marcelo Salum (SC) e os designers de interiores Moacir Schmitt Jr e Salvio Moraes Jr (SC). A mostra paulista, principal edição da CASACOR no país, será realizada de 22 de maio a 29 de julho, no Jockey Club de São Paulo, sob o tema nacional ‘Casa Viva”.

Titulares do Studio CASA design, em Balneário Camboriú (SC), Moacir e Salvio participam pela terceira vez da CASACOR São Paulo. “Este é  um caminho que traçamos aos poucos e que hoje se abre a outros profissionais de Santa Catarina. Felizes com isso. Trazer os holofotes da maior mostra de decoração das Américas para nossa região SUL é muita responsabilidade”, afirma Moacir Schmitt Jr. A dupla apresentou o HotSpot, em 2016, e o Living Bar, em 2017.

Para este ano, eles assinam uma das casas que estarão expostas na área externa – uma residência completa, com 160 metros quadrados. “Nosso projeto segue uma linha contemporânea. O mobiliário conta com um mix de designers nacionais e internacionais, bem como peças autorais. Marcenaria será uma atração à parte, com lançamento e revestimentos exclusivos da Evviva. Teremos muita luz natural e verdes” adianta Moacir. Ele enfatiza que, assim como em toda mostra que participam, encaram o trabalho com muita seriedade e respeito. “Entrar num seleto grupo de profissionais como de SP não é fácil; permanecer entre eles, então, é mais difícil ainda! Temos orgulho de estarmos em nosso terceiro ano”, comemora.

A arquiteta Lídia Maciel, de Porto Alegre (RS), também retorna à mostra paulista. Sua estreia foi no ano passado, com o ambiente Antessala Real. Este ano, ela assina um ambiente de 130 metros quadrados, com espaço gourmet, jantar e amplo living integrado com a área externa, onde haverá um aconchegante fireplace. “O conceito é contemporâneo, com linhas puras e base clean, dando destaque para as peças de design e obras de arte que compõem o espaço. O projeto foi cuidadosamente pensado para ser um espaço de convivência e contemplação. Entre o nosso forte grupo de parceiros, destacam-se alguns nomes de peso como Florense, Consentino, Uniflex  e Ecofireplaces”, revela. Para Lídia, a CASACOR São Paulo é uma mostra que lança tendências e, também, é formadora de opinião. “A CASACOR tem um importante peso para o trabalho do escritório e traz uma visibilidade imensa”, considera.

Veterana em mostras de decoração (já são 13 edições e 15 ambientes), a arquiteta Juliana Pippi, de Florianópolis (SC), vai estrear na CASACOR São Paulo este ano. “O escritório já atua na cidade e esta é uma forma de me apresentar oficialmente ao mercado de lá. Acredito que o evento será positivo neste sentido”, revela a profissional. Em relação ao projeto, ela antecipa que o conceito busca reflexão na sua relação com o tempo, na sensação de aconchego e na conexão – sem envolver aparatos tecnológicos. “A questão da conexão em si, para mim, é conquistar – hoje em dia – um tempo todo nosso. A pausa, um respirar mais profundo e consciente”, acrescenta.

Além da temática, Juliana destaca a participação de algumas empresas do Sul do país no projeto. A ideia é apresentar o que a região tem de melhor em design. “Será um mix brasileiro dos bons. Estou trabalhando muito forte com a indústria do Sul”, enfatiza. Formus, Saccaro, Sollos, Haiko, Alex Fernandes, Ouse Iluminação, Studio Ambientes e Portobello Shop São José são as marcas parcerias de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul que estarão no espaço. De São Paulo, as lojas By Kamy e AD Studio também oficializam parceria. Em relação ao design – sempre muito valorizado nos projetos assinados pela arquiteta – Juliana firmou parcerias especiais com Ana Neute, Ines Schertel, Domingos Totora, Hidekko e Clara Fernandes, que estão criando peças exclusivas para o ambiente.

O arquiteto Marcelo Salum, de Florianópolis (SC), também participará da CASACOR São Paulo pela primeira vez. Ele assinará um loft, de 65 metros quadrados. “É um ambiente que estamos fazendo para o nosso escritório; é como se a gente tivesse se instalando em São Paulo. E pedindo licença para entrar na cidade. São Paulo é uma cidade que acolhe todo mundo, mas que você tem que ter um certo respeito. É o que estamos construindo, como um pedido para a cidade nos receber e nos acolher”, afirma. Santa Luzia e Karsten são os parceiros fortes do espaço, que trará, ainda, peças e materiais da ICON, Ouse Iluminação, Studio Ambientes e Morada Eco. A obra é conduzida pela construtora Spec.

Marcelo já participou da Mostra Black, em 2015, e está confiante no impacto da participação na CASACOR SP. “A importância desta mostra é que o evento nos coloca numa vitrine nacional. Florianópolis acaba sendo uma mostra regional, de Santa Catarina. Casa Cor São Paulo é, sem dúvida, a maior mostra de decoração do mundo. Estar ali ao lado de nomes já consagrados e de destaques do mercado é muito bacana, até para o amadurecimento do nosso trabalho”, considera.

 

A CASACOR São Paulo reúne alguns dos maiores nomes da Arquitetura e da Decoração do país. Nesta edição, já estão confirmados Arthur Casas, Alex Hanazaki, Brunete Fraccaroli, Dado Castello Branco, Débora Aguiar, Fernando Brandão, João Armentano, Tenório e Roberto Migotto, Alexandre Furcolin, Bruno Carvalho, Clariça Lima, Erica Salguero, Gustavo Neves, José Marton, Leo Shehtman, Luiz Otávio Debeus, Maicon Antoniolli, Marina Linhares, Marlon Gama, Michel Safatle, Negrelli & Teixeira, Paloma Yamagata, Paola Ribeiro, Patricia Hagobian, Patrizia Genoveze e Gui Longo, Plantar Ideias, Studio 011, Suíte Arquitetos, Très Arquitetura, Triart e Triplex Arquitetura. A mostra percorrerá o Brasil em outras 16 cidades, três países da América do Sul e ainda, terá a sua 2ª edição em Miami este ano.

 

 

X
X