Eventos

Irmãos Ohtake ministram palestra juntos pela primeira vez em evento promovido pelo CAU/PR

Por dezembro 15, 2017 Sem comentários

Pela primeira vez, os irmãos Ricardo e Ruy Ohtake ministraram palestra lado a lado. Filhos da renomada artista plástica Tomie Ohtake, os dois arquitetos e urbanistas se encontraram na capital paranaense, no último dia 13, no evento realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON), comemorativo ao Dia do Arquiteto e Urbanista.

Cerca de trezentas pessoas participaram do evento. “Poderíamos ficar falando por três, quatro horas que não teria problema algum. Vimos muitos olhos brilhando na plateia enquanto falávamos e isso nos deixou muito satisfeitos”, agradeceu Ruy. Ele recordou de uma passagem interessante sobre o MON: “quando o Museu estava sendo erguido, no começo dos anos 2000, vi o Niemeyer dando instruções para a construção por meio da televisão. Este episódio ocorreu na casa dele, no Rio de Janeiro, e me marcou por ver como a tecnologia estava sendo bem usada”.

Durante a apresentação, Ruy Ohtake mostrou e analisou diversos projetos de autoria dele. Já o seu irmão, Ricardo Ohtake, falou especialmente sobre os projetos do Instituto Tomie Ohtake, do qual é diretor desde 2001. “Foi um encontro muito produtivo. Os arquitetos paranaenses são muito gentis, atenciosos e entusiasmados”, disse Ricardo.

Clique aqui e assista ao vídeo com a palestra dos irmãos Ohtake na íntegra.

A palestra com os irmãos Ohtake abrirá a cerimônia de diplomação e posse dos conselheiros eleitos para a gestão 2018-2020 do CAU/PR.

Sobre os palestrantes:

RUY OHTAKE – Projetos humanizados e formas orgânicas são marcas das obras do arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Com uma linguagem própria e arquitetura arrojada, os seus projetos costumam privilegiar o bem-estar. Nascido em 1938, Ruy Ohtake tem um portfólio diversificado, com projetos no Brasil e no exterior que vão de parques urbanos, habitações sociais a casas de luxo, passando por obras públicas, centros culturais, edifícios e peças de mobiliários. Já assinou mais de 300 projetos e coleciona dezenas de prêmios de importância internacional.

RICARDO OHTAKE – Desde 2001, é diretor do Instituto Tomie Ohtake. Foi Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, dirigiu o Centro Cultural São Paulo, o Museu da Imagem e do Som e a Cinemateca Brasileira. Trabalhou em importantes questões urbanas, principalmente quando foi secretário do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo. Atua também na área do design gráfico, desenvolvendo projetos de identidade visual e caracterização urbana, além de editar várias publicações de arte e cultura. Entre 2015 e 2016, foi membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP e é o atual titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

 

Fonte: CAU/PR

 

X
X