Eventos

Hortas urbanas como solução para condomínios

Por junho 11, 2018 Sem comentários

Em cidades verticalizadas, os síndicos e administradores de condomínios precisam pensar em alternativas sustentáveis e econômicas para os condôminos. E uma solução bastante ecoeficiente são as hortas urbanas. Este é um dos assuntos que será abordado na segunda edição do Workshop Síndicos Planning, que será realizada no dia 20 de junho, no auditório do SECOVI, em Balneário Camboriú (SC). Clique aqui e saiba mais.

A palestra “Uma visão internacional de hortas urbanas e comunidade” será ministrada por Rafael Althoff. Ele busca entender como funcionam as hortas urbanas e como elas ajudam na integração da comunidade e bem-estar da sociedade. Ele retorna esta semana de Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde conheceu experiências bem-sucedidas nesta área. “Nesta viagem, visitei algumas hortas urbanas, ou fazendas urbanas, como alguns se nomeiam, onde hoje, um dos maiores cases da cidade produz 22 toneladas de comida por ano no coração de uma das maiores metrópoles do mundo”, diz.

Ele ressalta, que, no Brasil, esta tendência vem conquistando adeptos e destaca um  exemplo de grande porte em São Paulo: o do Shopping Eldorado. A horta tem cerca de 1.000 metros quadros, instalada no telhado do empreendimento, inaugurada no final de 2016. No local, são plantados legumes, verduras e ervas livre de agrotóxicos, destinados aos colaboradores do shopping. A solução ainda garante temperaturas mais amenas aos ambientes internos, mas, principalmente, contribui para a redução do resíduo gerado pelo empreendimento. A cerca de uma tonelada de lixo orgânico gerados diariamente nas praças de alimentação é transformada em adubo a partir do uso de enzimas que aceleram o processo de compostagem.

Para iniciar uma horta a primeira ação é ter a autorização dos condôminos e do síndicos. Em seguida, a definição do local. Rafael acredita que o Workshop Síndicos Planning pode mostrar que ideia daria muito certo em cidades como Balneário Camboriú. “Esta é uma ótima oportunidade para mostrar para os síndicos que é possível para aproveitar espaços pouco explorados e criar uma horta urbana”, falou, convicto que a iniciativa pode dar certo em qualquer condomínio. Entre as vantagens da horta urbana está o controle do que está sendo produzido – sem agrotóxicos, por exemplo -, mas principalmente o cuidado com o meio ambiente, por meio da revitalização de espaços abandonados ou pouco ocupados e a aproximação dos moradores.

Rafael é comunicador, gestor, sommelier de cervejas e como ele mesmo diz “jardineiro de coração”. Foi no mercado da gastronomia que procurou entender melhor os ingredientes e hoje é apaixonado por PANCs – Plantas Alimentícias Não-Convencionais e produção orgânica do seu próprio alimento. É também sócio da empresa Fellows Garden – um estúdio focado em paisagismo produtivo (Hortas urbanas e Jardins Comestíveis).

O Workshop Síndicos Planning é organizado pela Inspiracom Marketing e Comunicação e conta com o Patrocínio da Altiva Brasil, Corrêa Materiais Elétricos, FSB Engenharia, Le Nôtre Paisagismo, Licent Prime, LP Elevadores, Montibeler Equipamentos, SCI Sistemas Contábeis, Simblu, Sul Griffe Artefatos Domésticos, Valleblu Produtos de Higiene e Limpeza, e Apoio da ACIB, ACIBALC, BC Convention & Visitors Bureau, CasaHall Design District, CRA-SC, CREA-SC, Instituto GENE, NSC TV, Rádio Mix, Revista ÁREA, SCGÁS, SECOVI-SC, SEAC-SC, SINDESP-SC e SINDUSCON.

Associados da ACIB, ACIBALC, CRA-SC, SECOVI, SEAC-SC, SINDESP-SC e SINDUSCON têm desconto de 20% no valor da inscrição.

Leia também: 

Workshop Síndicos Plainning chega a Balneário Camboriú