Notícias

Guilherme Wentz conquista mercado internacional

O designer gaúcho Guilherme Wentz acaba de voltar de Nova Iorque e conta para a revista ÁREA, em primeira mão, os resultados das suas incursões internacionais. “Fechamos uma parceria com a loja Matter, que representará a coleção WENTZ em Nova Iorque. Além disso, já estamos trabalhando com um showroom em Miami, chamado Studiotwentyseven“, revela o profissional, radicado em São Paulo desde 2014. Os dois negócios são frutos de exposições recentes: a Evergreen Brasil, realizada em Miami em dezembro do ano passado, com curadoria da Casa Vogue Brasil; e  29° edição da ICFF – International Contemporary Furniture Fair, tradicional feira de design mundial, realizada agora em maio em Nova Iorque.

“Para participar da ICFF passamos por um processo de seleção para a área ICFF Studio. É uma área para designers emergentes, com curadoria da Benhart Design, que é uma marca importante no mercado americano”, ressalta.O produto selecionado foi a Poltrona Tela, inspirada no mobiliário modernista, com encosto em tela natural, estrutura em madeira jequitibá e assento revestido em tecido.

A peça é da marca Wentz, lançada por Guilherme em parceria com o empresário Rafael Gehrke no festival Design Weekend 2016 para produção e distribuição das peças autorais do estúdio e que hoje já está em lojas de 15 cidades no Brasil, além desses dois novos parceiros nos Estados Unidos. “É uma coleção de móveis, luminárias e objetos que pretende mostrar a essência da nossa visão de design”, explica. E adianta: “no DW desse ano lançaremos a segunda coleção, chamada Capítulo 2, com exposição, mais uma vez, na loja Decameron em São Paulo”. O Design Weekend será realizado de 8 a 13 de agosto.
Guilherme integrou  o grupo de 13 designers brasileiros que participaram do ICFF pelo projeto Raiz, promovido pela ApexBrasil e Sindmóveis (Associação da Indústria de Móveis de Bento Gonçalves). Além dele, foram selecionadas peças de Marta Manente, Jader Almeida, NDT Design, Guto Índio da Costa, estudiobola, Paulo Alves, Lattoog, Noemi Saga, Studio Poli, Sergio Matos, Fahrer Design e Tora Brasil.
Talento em ascensão’
Com apenas 29 anos de idade, Guilherme Wentz é designer de produtos formado pela Universidade de Caxias do Sul (RS). Trabalhou na indústria de objetos de luxo Riva antes de inaugurar seu próprio estúdio. Em plena estreia recebeu os prêmios IDEA Brasil (Mesa Office, 2012), Brazil Design Award e o selo internacional iF Design Award (ambos para a Coleção K desenvolvida para a Riva, em 2013).
Com estúdio em São Paulo desde 2014, atua como diretor de arte das marcas paulistanas Decameron e Carbono. No ano passado recebeu mais uma vez o prêmio iF Design Award, conquistou o 1º lugar no Prêmio Museu da Casa Brasileira e foi nomeado “Rising Talent” pela Maison & Objet Americas. Nesse ano, foi nomeado  “Talento em Ascensão” no primeiro Prêmio Casa Vogue de Design, realizado em março.
X
X