Eventos

Guia de Orientação Profissional para arquitetos ganha nova versão no formato e-book

Por fevereiro 1, 2019 Sem comentários

A Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil/RS (AAI Brasil/RS) lança, no próximo dia 7, a 11ª edição atualizada do Guia de Orientação Profissional (GOP). O lançamento será realizado no espaço Casa de Alessa (Rua Silva Jardim, 120, bairro Auxiliadora, em Porto Alegre), às 9h horas.

O evento contará com a palestra de Luiz Antônio Slongo, intitulada ‘Os mercados estão ‘pulverizados’: E agora?‘. Slongo é professor de marketing na UFRGS e consultor de empresas nas áreas de marketing e planejamento estratégico.

O GOP contém informações essenciais que orientam os arquitetos e urbanistas para a prestação de serviços cada vez mais qualificados. A publicação foi idealizada pela AAI há mais de 20 anos e é considerada um instrumento referencial para a área. Desde 2017, o GOP é um produto exclusivo disponibilizado pela Associação e já está em sua 11ª edição. E, este ano, a entidade lança a segunda edição em formato e-book, com conteúdo atualizado.

O GOP tem download gratuito pelo site da AAI Brasil/RS. Clique aqui e acesse. A edição atualizada estará disponível a partir do dia 7 de fevereiro.

Para participar do evento é necessário realizar inscrição. Clique aqui e inscreva-se.
Arquitetos e urbanistas e estudantes da área não pagam. Para os demais interessados, o ingresso custa R$ 30.

Novidades e atualizações no guia

A nova edição foi desenvolvida por um Grupo de Trabalho (GT) criado especialmente para promover o aprimoramento do conteúdo do Guia. “Convidamos profissionais associados e convidados para discutirmos os métodos que estavam sendo trabalhados nos escritórios. Especialmente em relação à forma de cobrança de honorários”, explica a arquiteta Flávia Bastiani, presidente da AAI Brasil/RS. O trabalho contou com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS).

Entre as novidades e atualizações do Guia, destacam-se os modelos de contratos, incluindo a atividade de Acompanhamento, e Manual de Orientação ao Usuário. Artigos inéditos sobre responsabilidades profissionais e direito autoral também integram o conteúdo. Houve, ainda, a inserção da chamada Norma de Reformas. Além de orientações para gestão do escritório com cobrança de honorários pelo Método do VHP (Valor Hora Produtiva), além da legislação do CAU.

“Ajustamos o método de Valor Hora Produtiva. Este é o método que defendemos de maior controle da gestão para formular estes honorários. Houve uma pequena variação sobre como calculamos a quantidade das horas produtivas do mês. Isto porque identificamos novas configurações de equipes de trabalho”, explica Flávia. Segundo ela, o modelo anterior proposto era baseado em um formato de escritório. “Agora, ampliamos, para que ele sirva para as diversas configurações de escritório de arquitetura”, argumenta.

 

 

Aplicativo facilita cálculo de honorários profissionais

A AAI Brasil/RS também atualizou seu aplicativo calculAAI, com base no novo método de gestão do escritório e cálculo de honorários de projeto e de execução de Arquitetura de Interiores. A versão renovada será lançada na mesma data.  ferramenta auxilia os arquitetos e urbanistas na gestão dos seus negócios, conforme perfil e escopo de cada profissional ou escritório.

O aplicativo, disponível para download nas plataformas Google Play e Apple Store, promove a apuração das despesas operacionais do negócio, determinando o Valor Hora Produtiva (VHP) do escritório e calcula honorários.

 

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X