Eventos

Greenbuilding Brasil Conference é realizada pela primeira vez na região Sul

Por novembro 3, 2018 Sem comentários

Viabilidade econômica de projetos de geração distribuída, tendências para as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), aprimoramento do desempenho em edifícios com certificação LEED, inovação em projetos de sustentabilidade, novas ferramentas para construções sustentáveis e aprimorar a eficiência energética.

Estes são alguns dos assuntos que serão abordados na Conferência Internacional de Energias Inteligentes – 5ª Smart Energy CIEI&EXPO, que neste ano também reúne a 9º GBC Expo Brasil – Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo e o Fórum de Eficiência Energética da Ashrae. Os eventos ocorrem entre os dias 5 e 7 de novembro, no Salão Principal do CIETEP/FIEP, em Curitiba (PR).

Durante os três dias, palestrantes internacionais e nacionais apresentarão cases de sucesso e discutirão com os participantes o desenvolvimento das energias renováveis, projetos de eficiência energética e construção sustentável. A sessão de abertura está marcada para as 19h com palestra do juiz federal Sérgio Moro, recentemente anunciado como futuro Ministro da Justiça.

A programação apresenta conteúdo técnico variado. Entre os temas estão Linhas de Financiamento de Energias Renováveis, Sistemas Fotovoltaicos – Estudos de Caso de Viabilidade Econômica, Eficiência Energética & Energia Renovável – Região Sul, Materiais: tendências e inovações e como impactam na redução de custos e no conforto dos usuários?, Desempenho operacional, o futuro dos Greenbuidings, Conforto e eficiência energética, Sistemas de Iluminação – Novas Tecnologias para Eficiência Energética, Energia Solar, Hotéis Sustentáveis, Biogás, Sistemas inovadores de tratamento de efluentes, Uso de água de reuso e da chuva na irrigação de paisagismo, Água ABNT – Novas Normas: conservação de água, uso de fontes alternativas em edificações e água de chuva para fins não potáveis.

Ainda serão abordados temas que envolverão o estímulo ao crescimento dos edifícios Zero Energy no Brasil, com palestras do consultor Roberto Kishinami, especializado em energia e mudança climática e coordenador de portfólio de Energia do Instituto Clima e Sociedade (iCS), da arquiteta Maíra Macedo, líder no Brasil do Programa Global Net Zero e responsável pela criação de certificação para edifícios Zero Energy.

 

Região Sul em destaque

Essa será a primeira vez que a Greenbuilding Brasil  – a maior conferência de construções sustentáveis da América Latina – e o Fórum de Eficiência Energética da Ashrae acontecem fora da cidade de São Paulo. Isso porque a região está se destacando nesse setor. As construções sustentáveis, chamadas de ‘green buildings’, tiveram um crescimento de 79,6% nos últimos cinco anos na Região Sul, enquanto a média brasileira foi de 41%, segundo dados da GBC.

A capital paranaense já tem 22 edifícios certificados, correspondendo a 36,5% dos edifícios LEED da região Sul. Dos edifícios certificados LEED na região Sul, 23% atingem o mais alto nível de certificação (LEED Platinum) comparado com uma média nacional de 6%. A região Sul ainda concentra o maior número de edifícios LEED Platinum, 52% do total brasileiro.

A região Sul também é pioneira e lidera a introdução dos chamados edifícios “Zero Energia” ou autossuficientes, aqueles que geram de forma limpa toda a energia que precisam para sua operação. No país, já são 10 edifícios registrados para Certificação GBC Brasil Zero Energy, sendo cinco na Região Sul e, desses, quatro no estado do Paraná.
Outra característica importante da Região Sul é o fato do movimento de construções sustentáveis serem mais “grassroots” do que em outras regiões. A maioria dos edifícios certificados no Sul são menores e estão localizados fora das capitais. Metade dos edifícios certificados na região se encontram em cidades do interior dos três estados, enquanto apenas 28% dos edifícios nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro estão localizados fora das suas respectivas capitais.

Clique aqui e confirma a programação completa da Smart Energy, GBC Brasil e Fórum Ashrae.

 

Fotos: Edições passadas da Greenbuilding Brasil

X
X