Eventos

Gabriel Kogan ministra curso ‘Arquitetura Contemporânea Internacional’ em Florianópolis

Por julho 16, 2018 Sem comentários

Já realizado em outras cidades do país, o curso ‘Arquitetura Contemporânea Internacional’, ministrado pelo arquiteto Gabriel Kogan, será oferecido pela primeira vez em Santa Catarina. Serão realizadas quatro aulas, dirigidas a arquitetos e estudantes de arquitetura, entre os dias 28 e 31 de agosto, das 19h às 21h30, no auditório do Museu da Escola Catarinense (MESC), no centro da capital catarinense. Clique aqui para saber mais e inscrever-se.

Com enfoque nas obras de Rem Koolhaas, SANAA, Toyo Ito, Souto de Moura, Álvaro Siza e Peter Zumthor, os encontros debaterão criticamente conceitos fundamentais dos arquitetos destacados, compreendendo interações entre teoria e prática a partir do estudo de projetos e textos. Entre os assuntos explorados, destaca-se a relação entre arquitetura contemporânea e cidade histórica, além das origens modernas da produção no pós-guerra. Aulas expositivas e discussões buscarão formular uma crítica sobre a produção contemporânea e como ela se insere na história da arquitetura.

A iniciativa é da Bloco B Arquitetos, que firmou parceria com o arquiteto para oferecer o curso na capital catarinense. “Sempre tivemos vontade de participar dos cursos que o Gabriel  Kogan oferece e imaginamos que , assim como nós, outras pessoas também poderiam se interessar. Florianópolis ainda é uma cidade carente em cursos e eventos que discutam arquitetura”, explica a arquiteta Gabriela Favero, uma das titulares da Bloco B Arquitetos.

Sobre Gabriel Kogan

Gabriel Kogan formou-se  pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 2009. Antes da sua formatura, já atuava em grandes projetos. Participou da organização do Arte/Cidade de Nelson Brissac, em 2005, e do anteprojeto do Museu de Minas e Metal, de Paulo Mendes da Rocha, em 2006. Em 2007, ingressou no escritório de arquitetura Studio MK27, onde atuou até 2015, quando decidiu fundar o Instituto CENTRO Pesquisas Urbanas, em 2015, pelo qual lançou a revista CENTRO, publicação on-line sobre questões das cidades brasileiras; multidisciplinar, intersecciona arquitetura, arte, literatura e ciências sociais, editada por ele. Dois anos antes, apresentou mestrado no UNESCO-IHE nos Países Baixos. Sua tese era uma narrativa urbana sobre a história das enchentes em São Paulo. Entre 2013 e 2014, dirigiu cinco curtas metragens com o fotógrafo brasileiro Pedro Kok, exibidos em exposições como ‘Time Space Existence’ durante a Bienal de Veneza de 2014.

Como professor, foi palestrante convidado da Politécnico de Milão (POLIMI, campus Mantova) entre 2015 e 2018 e na Escola da Cidade, a partir deste ano. Oferece cursos livres no MASP (2016) e MuBE (2017 & 2018) e tem ministrado cursos em diversas cidades do país. É reconhecido como teórico de arquitetura e editor, tendo sido colaborador da Folha de S.Paulo, Revista Bamboo, AU e das revistas japonesas A+U e GA House. Atualmente, também integra o júri do Troféu APCA para a categoria Arquitetura. Gabriel Kogan é filho de Márcio Kogan, um dos maiores nomes da arquitetura contemporânea brasileira, e da artista plástica e arquiteta Raquel Tasny Kogan.

 

 

 

X
X