Notícias

Estudantes do Sul entre os vencedores do concurso de ideias ‘Monumento à memória feminina’

Por dezembro 27, 2018 Sem comentários

O estudante de Arquitetura Dante Akira Uwai, da Universidade de Brasília – UNB – Brasília/DF, foi o vencedor do 28º Concurso de Ideias promovido pelo Portal Projetar. O desafio proposto às equipes formadas por estudantes e profissionais recém-formados foi a criação de um monumento dedicado à memória das mulheres, localizado no eixo monumental em Brasília/DF.

A segunda colocação foi concedida à equipe composta pelos acadêmicos Heinrich Froese Neto, Ana Carolina Naomi Yokota, Beatriz Dutra Alves e Erik Hiroshi Kusakariba, da Universidade Federal do Paraná – UFPR – de Curitiba/PR.

O terceiro colocado foi a equipe formada pelos acadêmicos Ana Luisa Magalhães Moura, Camilla Mafra Rodrigues e Julia Katz Dorella Linhares, da Universidade Fumec – FUMEC – Belo Horizonte/MG.

Na condição de menção honrosa foi indicada a proposta dos acadêmicos Rodolfo Araújo Cavalcanti de Lira, Paulo Gonçalo da Silva Neto, Letícia Allye Luna Nogueira, da Faculdade Santa Maria – Cajazeiras /PB.

Ainda como menção honrosa a equipe formada pelas alunas Débora Caroline Boniatti Silva, Monique Rodrigues Carrazzoni, Camila de Oliveira Porto e Mariana Branco Froner, da da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – Porto Alegre/RS.

O Portal Projetar.org promove regularmente concursos de ideias para estudantes de arquitetura. São exercícios acadêmicos hipotéticos, que visam estimular a criatividade e promover o aperfeiçoamento dos futuros arquitetos.

O exercício acadêmico proposto nesta 28a edição do concurso visou promover a reflexão e o debate entre os futuros arquitetos e arquitetas sobre o poder da igualdade entre cidadãos e cidadãs como estopim para o real desenvolvimento de qualquer nação. O concurso contou com o apoio do coletivo Arquitetas Invisíveis e do projeto ELAS da FAU UnB na elaboração do edital.

Museu Nacional

A próxima edição propõe o exercício acadêmico de imaginar um espaço destinado à sobrevida do Museu Nacional enquanto seu lar definitivo estiver em recuperação. “O que nos inspirou a tocar neste delicado tema foi a campanha “Museu Nacional Vive”, lançada em setembro deste ano”, dizem os organizadores.

Em razão da relevância e complexidade do tema proposto, será permitida a formação de equipes multidisciplinares, formadas por estudantes e recém-formados em arquitetura e em outros cursos. E o Portal Projetar.org também compromete-se a doar 10% do valor de cada inscrição no concurso para a Associação Amigos do Museu Nacional.

As inscrições já estão abertas e encerram no dia 28 de janeiro. Clique aqui e saiba mais.

 

 

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X