Projetos

Escritório de arquitetura ocupa casarão histórico no centro de Curitiba

Por fevereiro 10, 2020 Sem comentários

Fundada em 2007, a Grifo Arquitetura sempre buscou o centro de Curitiba como endereço. “A filosofia da empresa não se enquadrava em salas corporativas em grandes torres de vidro, afastadas do espaço urbano e da cidade”, argumenta a arquiteta Suzanna de Geus, sócia da empresa ao lado dos arquitetos Fábio Domingos Batista, Igor Spanger, Luciano Suski e Moacir Zancopé Junior.

O endereço escolhido foi uma sala localizada no segundo pavimento de um sobrado eclético edificado na década de 1920, que foi construído para abrigar o ateliê do pintor curitibano Waldemar Curt Freyesleben, localizado no Largo da Ordem, no centro histórico da capital paranaense. Além do ateliê, o edifício abrigou diversos usos culturais, como a Fundação Cultural de Curitiba e local de ensaio da Companhia Brasileira de Teatro. “E também testemunhou as transformações urbanas do centro de Curitiba, sendo um dos remanescentes da demolição ocorrida na década de 1970, devido a ampliação da Travessa Nestor de Castro. Um dos testemunhos desse evento foi o painel de azulejos instalado em sua fachada lateral, do artista curitibano Poty Lazzarotto”, conta Suzanna.

Para adequação do espaço às necessidades da Grifo Arquitetura, os sócios buscaram não interferir na espacialidade histórica do local. O piso de madeira original, que se encontrava coberto por uma manta vinílica, foi recuperado. Revestimentos de madeira que cobriam as paredes foram retirados, deixando à mostra uma antiga infiltração que resultou em uma interessante textura, testemunhando algumas marcas do tempo no edifício. Além disso, o grupo elaborou um plano de manutenção e conservação das fachadas, cobertura e acesso, ainda em tramitação legal.

O mobiliário proposto é neutro e contemporâneo, para ressaltar as características originais da edificação. Devido ao uso dinâmico e fluído do escritório, foram desenhadas estantes e mesas com estrutura metálica e madeira, que podem ser adaptadas às necessidades de cada equipe de projeto.

 

Principais fornecedores:

Execução e projeto: Grifo Arquitetura
Marcenaria: Jabuti Ateliê
Serralheria: Ferroart

 

Fotos: Eduardo Macarios

 

X
X