Eventos

Encontro em Joinville reúne desenhistas urbanos de Santa Catarina e do Paraná

Por maio 4, 2018 Sem comentários

Neste final de semana, dias 5 e 6 de maio, será realizado o 1º Encontro Urban Sketchers Paraná-Santa Catarina, em Joinville (SC). O evento é aberto a pessoas de qualquer idade e habilidade no desenho interessadas em registrar marcos urbanos da cidade. A participação é gratuita – basta levar seus próprios materiais.

O entorno da praça Nereu Ramos, no Centro Histórico, o Museu do Imigrante e o Moinho e Pórtico da XV, que simbolizam a entrada da cidade, são alguns dos locais que serão observados – e registrados – pelos participantes. “Por se tratar de uma cidade industrial de grande porte, Joinville possui exemplares arquitetônicos históricos de uso residencial, comercial, industrial e institucional bastante típicos” explica Cláudio Santos, professor de arquitetura da Católica de Santa Catarina e responsável pelo roteiro, que inclui ainda paradas estratégicas em restaurantes e bares para confraternização.

União entre cidades

A iniciativa deste encontro é dos grupos de Urban Sketchers de Curitiba, Florianópolis e Joinville, que realizam saídas de desenho de observação nas respectivas cidades. A realização de um evento em conjunto surgiu de uma conversa no 1º Encontro Nacional de Urban Sketchers, ocorrido em abril de 2016, em Curitiba. “Acho que foi André Lissonger, coordenador nacional, quem lançou a ideia, que foi prontamente abraçada. Depois o Raro de Oliveira [coorganizador de Curitiba] começou a falar algo com o Cláudio Santos e no lançamento do meu livro em Florianópolis, botamos mais lenha na fogueira”, lembra Simon Taylor, ilustrador, designer gráfico e coorganizador na capital paranaense.

Não é só a geografia que aproxima as três cidades. Santos, coordenador do Urban Sketchers Joinville, frequenta os simpósios nacionais há mais de dois anos e conhece seus pares curitibanos. Em Florianópolis, foi uma ex-aluna sua do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Jaqueline Silva, quem fundou o grupo após desenhar com o pessoal de Curitiba (dos quais três estiveram no evento inaugural na ilha).

Espalhado pelo mundo

O movimento Urban Sketchers surgiu em 2007 em Seattle (EUA) quando o jornalista e ilustrador espanhol Gabriel Campanario formou uma comunidade online para compartilhar desenhos de rua. Hoje, existem representantes em mais de 220 cidades. O Brasil é o terceiro país em quantidade de grupos, atrás apenas de Estados Unidos e Inglaterra.

Há um manifesto oficial do movimento que, entre outros itens, estimula o registro do lugar e do momento, o apoio mútuo e a expressão individual. O encontro em Joinville confirma esses objetivos. “Esperamos reforçar ainda mais as coisas importantes do Urban Sketchers, tais como desenhar coletivamente, trocar experiências de desenho e de vida, conhecer a bela cidade de Joinville, fazer amizades com pessoas que jamais imaginaríamos fazer e deixar menores as fronteiras geográficas”, resume Taylor.

 

Programação

Dia 5 de maio, sábado:

9h30 – Praça Nereu Ramos

12h30 – Almoço nas redondezas da praça

14h – Museu do Imigrante (rua Rio Branco, 229)

16h30 – Farmácia Minancora (rua das Palmeiras)

19h – Confraternização (Biergarten – rua Visconde de Taunay, 1183, Atiradores, Centro)

 

Dia 6 de maio, domingo:

9h30 – Moinho e Pórtico da XV (encontro no estacionamento)

11h30 – Almoço no restaurante Glória (rua XV de Novembro, 2250)

14h30 – Museu de Arte de Joinville (rua XV de Novembro, 1400)

16h30 – Encerramento (foto final e despedida)

Leia também: 

Movimento Urban Sketchers ganha força em Florianópolis

Grupo Croquis Urbanos Curitiba lança um novo olhar sobre a capital paranaense

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X