fbpx
Notícias

Empreendimento com foco no Airbnb é entregue em Curitiba, integrando edificação histórica

Curitiba ganhou um empreendimento residencial, voltado para quem adere ao método de economia compartilhada e preza pelo lifestyle prático, moderno e digital.  O empreendimento All You Need, localizado na rua Riachuelo, no centro da cidade, foi planejado pela GT Building para quem deseja tornar o aluguel por temporada uma parte da renda mensal ou é adepto de um estilo de vida que prioriza a praticidade. A solenidade de entrega foi realizada no final de novembro de 2019.

O diretor da GT Building, Alysson Sanches, afirma que o All You Need foi pensado no formato de studios, pois, assim como as plataformas de aluguel de acomodações on-line, têm se tornado tendência no meio imobiliário. “Em setembro de 2019, o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) apresentou dados que comprovam que apartamentos com até 45 metros quadrados são escolhidos por seis a cada 10 compradores. Em Curitiba não é diferente. Esse tipo de moradia começou a tomar forma após eventos como as Olimpíadas, mas havia poucos empreendimentos que ofereciam boas acomodações ou estavam localizados em regiões realmente atrativas. Sendo assim, a criação do All You Need foi muito estratégica e pretende atingir os mais variados tipos de público”, ressalta.

O empreendimento tem projeto arquitetônico do escritório Smolka Arquitetura, com paisagismo de Takeda Design e projeto de arquitetura de interiores do arquiteto André Bertoluci.

 

Espaços compartilhados e aplicativo exclusivo

O All You Need possui área privativa que varia entre 17 metros quadrados e 44 metros quadrados, tendo um dormitório e um banheiro, porém, há espaços compartilhados, como cafeteria, coworking, academia de ginástica, cozinha, lavanderia, auditório e bicicletário. Além disso, o empreendimento, por estar localizado no centro de Curitiba, é próximo a bancos, bares, escolas, espaços de cultura e lazer, espaços de gastronomia, farmácias, hospitais, lojas, supermercados, shoppings e diferentes  possibilidades de transporte público.

Eleito o imóvel do ano pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Paraná (ADEMI-PR), o edifício possui conectividade completa que atende os apartamentos e áreas comuns por meio de um aplicativo desenvolvido especialmente para o empreendimento. A ferramenta tem por objetivo aumentar a praticidade de algumas utilizações, como reserva de áreas comuns, contratação de serviços, avisos de correspondência, acesso às contas do condomínio e boletos e serviços pay-per-use, como arrumação, limpeza, manutenção, lavanderia e máquinas de self-service.

João Alfredo Thomé, diretor da empresa, explica que o estilo de vida cool é uma tendência mundial e a incorporadora se atentou a isso para trazer novas possibilidades ao público e ao mercado curitibano. “Um levantamento realizado em 2019 em todas as capitais brasileiras pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que os brasileiros estão dispostos a adotar práticas de consumo colaborativas nos próximos dois anos. Isso implica diretamente na utilização dos meios de transporte, no consumo de alimentos, na utilização de energia e outras necessidades que passam a ter outra perspectiva graças às novas tendências que estão surgindo. Curitiba precisava de uma possibilidade que agregasse tudo isso e por isso é gratificante apresentamos o All You Need”, pontua.

 

História preservada 

O All You Need incorporou uma edificação histórica, de 1.103 metros quadrados, existente no terreno. Trata-se do edifício Guilherme Weiss, que havia sido consumido por um incêndio em 1991. Projetado pelo arquiteto alemão naturalizado brasileiro Frederico Kirchgässner, o edifício foi construído entre 1927 e 1930 para abrigar o Hotel Martins. Frederico é considerado um dos primeiros arquitetos modernistas do Brasil. Agora batizado de Regina Weiss de Castilho, o prédio tem a função de acesso ao empreendimento All You Need e possui espaços comerciais para locação.

A edificação teve sua fachada preservada e restaurada, unindo o passado com o presente e o futuro proposto pelo novo empreendimento. O restauro foi executado pela Thá Engenharia a partir do projeto de restauração desenvolvido pela arquiteta Ivilyn Weigert, em 2014, sócia da Arte Maggiore Arquitetura Construção e Restauro à época. Ivilyn assina a responsabilidade técnica do projeto. “Restaurar esse imóvel para revitalizar a região do Paço Municipal, do Centro Histórico de Curitiba, foi uma grande motivação para a equipe da Thá, assim como a preservação e manutenção da história arquitetônica da cidade”, comenta o diretor da Thá Engenharia, Gilberto Kaminski.

Segundo ele, a restauração demandou muitos esforços das equipes. “Um dos pontos mais desafiadores da obra realizada foi o restauro da estrutura de concreto. Para esse procedimento, foi necessário analisar se o concreto e o aço utilizados na construção do edifício Guilherme Weiss estavam comprometidos. Essa avaliação mostrou que era possível utilizar a estrutura original”, relata.

Com a solução da estrutura resolvida, foi escolhido um sistema leve tipo piso wall (formado por um arranjo metálico, painéis de madeira e capeamento de concreto) para compor as lajes dos pavimentos. No telhado, a equipe optou por uma estrutura metálica com telhas de barro, conforme indicação do projeto de restauro.

Na execução das fachadas, foram feitos ensaios que determinaram a remoção do reboco original e sua recomposição com o intuito de reconstituir os detalhes de fachada. A técnica permitiu a reprodução da fachada, na sua condição original. Na parte interna do edifício, utilizou-se o drywall nas paredes e nos forros. Outro grande desafio foi incorporar as rampas para acessibilidade e o elevador de acessibilidade ao edifício.

 

 

Fotos: Divulgação 

 

Matéria atualizada em 15 de janeiro de 2020

X
X