Notícias

Em novo formato, Brasil Design Award permite inscrições e amplia categorias de premiação

Por setembro 11, 2018 Sem comentários

Realizado desde 2009 pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), o Brasil Design Award está com uma nova proposta e um formato mais abrangente e inclusivo. Este ano, com a pretensão de consolidar o evento como a maior e mais importante premiação do design nacional, a 8ª edição do Brasil Design Award (BDA) passa a permitir a inscrição de qualquer empresa do país em 10 categorias principais, divididas em 78 subcategorias. As inscrições encerram no dia 20 de setembro. 

São elas: Branding, Design Gráfico, Craft for Design, Design de Ambiente, Design de Embalagem, Design de Impacto Positivo, Design de Produto, Design de Serviço, Design Digital e Design Editorial. O corpo de jurados passa a contar com 150 especialistas, representantes do design brasileiro e de setores afins. E a premiação ganhou um correalizador: a Printi, uma das principais gráficas on-line do mundo.

A entidade  começou a realizar a premiação em 2009 com o objetivo de reconhecer e destacar a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional. Durante sete edições, todos os projetos indicados foram selecionados, sem inscrições, a partir de seus desempenhos nas principais premiações nacionais e internacionais de design, três categorias: comunicação, embalagem e produto.

Em 2017, foram 19 premiados. Da região Sul, os vencedores foram o Cobogó Votú, criado pelo Studio Arthur Casas para a gaúcha Solarium Revestimentos (categoria Produto – Revestimento); a cadeira Mia, do designer catarinense Jader Almeida para a Sollos (categoria Produto – Móveis); o Cooktop Penta Inox Flat 5GX 90 Safestop, da equipe de Design da gaúcha Tramontina TEEC (categoria Produto – Casa); e a prótese Confete, criada pelo estúdio curitibano Furf Design para a ID Ethnos (categoria Produto Bem-estar). Clique aqui e confira a relação completa.

Inscrições

Podem ser inscritos no Brasil Design Award trabalhos desenvolvidos entre 2015 e 2018, desde que efetivamente implementados no mercado. As inscrições e o envio dos trabalhos, assim como a avaliação dos jurados, serão feitas pela internet. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de setembro pelo site da Abedesign. Clique aqui e acesse.

Os melhores de cada subcategoria ganharão medalhas de ouro, prata e bronze, e haverá 10 troféus exclusivos – o Grand Prix – para os maiores destaques de cada categoria principal. Além disso, o BDA vai disponibilizar todos os projetos em seu site oficial (www.brasildesignaward.com.br) para votação popular on-line, e a empresa que receber o maior número de troféus Grand Prix será premiada com o troféu de Empresa do Ano do Design Brasileiro. A cerimônia de premiação será realizada no dia 22 de novembro, no Unibes Cultural, em São Paulo (SP).

 

Os premiados do Brasil Design Award 2017. Foto: Divulgação Abedesign

 

X
X