Projetos

Em Curitibanos, projeto de arquitetura de interiores valoriza memórias familiares

Por maio 15, 2018 Sem comentários

O casal de proprietário deste apartamento duplex em Curitibanos (SC) queria um décor aconchegante, que valorizasse os móveis de família e os quadros que eles adoram colecionar. As arquitetas Maíra Queiroz e Vanessa Faller, do escritório Espaço do Traço, assumiram o projeto, de 280 m², e apostaram em um estilo contemporâneo e na integração da área social

O ponto de partida para compor o espaço social foi a mesa que está há gerações na família. Feita com madeira da fazenda dos avós, ela ganhou destaque por ser um item que remete a boas lembranças. O living recebeu uma base neutra e clean que permitiu ressaltar o móvel. O tom de azul permeia o ambiente, expondo a continuidade entre o tapete, o buffet e a cristaleira.

Para receber melhor os convidados, as arquitetas projetaram um cantinho ideal para conversar e relaxar. “Queríamos que o local fosse bem aconchegante. Por isso, optamos pelo painel ripado que traz o padrão amadeirado para o ambiente”, explica Vanessa Faller.

Outro destaque do apartamento é o pé-direito duplo que confere sofisticação à área social. Para preenchê-lo, as arquitetas escolheram o Lustre Crown, que é uma releitura contemporânea dos antigos candelabros. Desse modo, ele integra a mesa vintage ao estilo moderno do projeto. A escada slim foi revestida com mármore piguês e projetada com prateleiras para aproveitar o pé-direito. “Usamos espelhos para duplicar o desenho dela, lembrando as imponentes escadas palacianas”, conta Maíra.

Os quadros em estilo impressionista que a família adquiriu em viagens — principalmente em galerias europeias — foram integrados em ambientes como o home theater, o mezanino e a copa. Para valorizar a paixão pela arte dos proprietários, o corredor do térreo se transformou em uma galeria.

No home theater, o casal desejava um ambiente aconchegante e despojado, além de um espaço para o filho de dois anos brincar. Maíra e Vanessa escolheram móveis confortáveis, como o amplo sofá, e utilizaram pontos de cor nas almofadas e objetos de decoração. O cantinho para a criança possui uma mesa para desenhar, além das charmosas cadeiras Panton.

“No espaço gourmet, o diferencial são as bancadas revestidas com Neolith Classtone Estatuário”, fala Vanessa. O cômodo foi idealizado para receber convidados e, portanto, deveria ser amplo. Uma mesa de oito lugares com as cadeiras Masters e os quatro assentos na bancada permitem que a família e os amigos possam se reunir.

Na cozinha, o estilo clássico está presente nos móveis e no ladrilho. Em contrapartida, as arquitetas optaram pelo Corian por ser um material mais moderno. Maíra conta que “utilizamos o Corian na bancada, no escorredor e também em uma horta na janela que projetamos para aproveitar as colunas do apartamento”. Na copa, também usaram móveis de família: a mesa e as cadeiras. “Revestimos a mesa com um tampo de mármore piguês para trazer um contexto contemporâneo ao mobiliário”, afirma Vanessa.

O mezanino, além de uma biblioteca, é um espaço aconchegante pensado para os proprietários apreciarem o belíssimo pôr do sol que se vê através das grandes janelas do apartamento. A estante é um recurso para armazenar as memórias da família, como o saxofone do avô, e as lembranças de viagens.

“O destaque em aproveitamento de espaço é o escritório”, relata Maíra. Com um layout complicado, a solução foi projetar uma marcenaria sob medida que transformasse o ambiente em um local aconchegante. Já o espaço disponível no corredor foi aproveitado para compor uma rouparia e uma mini copa com frigobar e micro-ondas.

A suíte principal tem um aspecto clássico — estilo apreciado pelos clientes. O rosa quartz foi a cor escolhida para tornar o quarto mais aconchegante. Na parede, uma composição com fotos do casal personaliza a decoração. O closet tem nichos aparentes para bolsas e sapatos com o objetivo de quebrar a linearidade do roupeiro. A bancada com divisória torna mais prático escolher e organizar os acessórios e o banco arredondado serve de apoio.

No banheiro do casal, a bancada em Corian retroiluminado remete ao padrão de ônix. “A proposta foi criar um ambiente leve e claro, que se assemelha a um camarim”, diz Vanessa.

E por fim, o xodó do apartamento: o quarto do filho! Quando o projeto iniciou, a proprietária ainda estava grávida da criança. Mas as arquitetas já idealizaram o quartinho para quando o menino tivesse cerca de dois anos. A ideia do cômodo é ser um espaço que propicie diversão. Elementos como a cama com casinha e o painel com tinta de quadro negro trazem um aspecto lúdico e incentivam a criança a brincar. Até mesmo as cores, bem vibrantes, foram escolhidas para estimular o garoto.

Principais fornecedores:

Bancadas da cozinha e do banheiro master e revestimento da banheira: Corian da Infinita Surfaces
Iluminação: Kiareza Iluminação
Louças e metais: Deca
Marcenaria sob medida: MV Móveis
Móveis planejados da cozinha e do closet: SCA Florianópolis
Móveis soltos e decoração: Dezka Interiores
Papéis de parede e cortinas: Sofistique Decorações
Pedras naturais da escada, da bancada do banheiro e da bancada do espaço gourmet: Pedecril
Piso vinílico: Durafloor
Revestimentos cerâmicos: Portobello Shop Florianópolis
Roupas de cama: Mmartan

Fotos: Lio Simas | Divulgação

X
X