fbpx
Notícias

Eleitos os presidentes dos CAUs da região Sul

Por janeiro 15, 2021 Sem comentários

Já estão eleitos os presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (CAUs) de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. O último do Sul a escolher  seus novos comandantes foi o CAU/SC, que elegeu hoje (15.01), a arquiteta e urbanista Patrícia Sarquis Herden como presidente durante a sua 111ª Reunião Plenária Ordinária. O CAU/RS reelegeu o arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva na primeira plenária do ano, realizada no dia 4 de janeiro.  No CAU/PR, a presidência foi assumida pelo arquiteto e urbanista Milton Carlos Zanelatto Gonçalves, eleito na plenária do dia 7 de janeiro. Os dirigentes foram escolhidos por votação feita entre os novos conselheiros, eleitos pelo voto direto dos arquitetos de todo o Brasil nas Eleições do CAU 2020. E assumem o comando das autarquias durante a Gestão 2021-2023.

Na quinta-feira (14.01), a arquiteta e urbanista Nadia Somekh foi eleita presidente do CAU/BR. A eleição ocorreu durante a 108ª Reunião Plenária do CAU/BR, realizada em formato híbrido, com parte dos conselheiros presentes à sede em Brasília e outra parte por meio de videoconferência. Nadia é representante do estado de São Paulo, e, como conselheira federal na gestão anterior do CAU/BR, coordenou a Comissão Especial de Equidade de Gênero e propôs o Programa “Mais Arquitetos”, para ampliar o trabalho de Arquitetura Social no Brasil. Para atuarem diretamente ao seu lado, ela escolheu dois colegas da região Sul: a arquiteta e urbanista Daniela Pareja Garcia Sarmento, ex-presidente do CAU Santa Catarina, para ocupar a 1a. Vice-Presidência; e o arquiteto e urbanista Jeferson Dantas Navolar, ex-presidente do CAU Paraná, para ocupar a 2a. Vice-Presidência.

Nadia Somekh é professora emérita da Universidade Presbiteriana Mackenzie; foi diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (2005-2009) e coordenadora da estruturação do programa de pós-graduação. Foi conselheira do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e da União Internacional de Arquitetos (UIA). Ganhou do governo francês a Palma Acadêmica (2018) e é professora convidada do Instituto de Urbanismo de Paris/França. Na cidade de São Paulo, presidiu a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), entre 2002 e 2004; foi diretora do Departamento de Patrimônio Histórico; e presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (2013-2016). É autora do livro “A Cidade Vertical e o Urbanismo Modernizador”, entre outros.

 

Conheça os presidentes dos CAUs da região Sul

Santa Catarina

Patrícia Sarquis Herden

Patrícia Sarquis Herden tem MBA em Plataforma BIM (Building Information Modeling) e é empresária do setor da Tecnologia da Informação. É consultora da indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) em adoção e gestão BIM, com foco no aprimoramento de processos.

“Temos que fortalecer o senso de pertencimento dos profissionais da nossa área ao Conselho, e trabalhar cada vez mais pelo reconhecimento da nossa entidade na sociedade catarinense”, disse a presidente eleita durante a reunião. Durante a apresentação de sua candidatura, Patrícia Herden destacou a necessidade de usar a tecnologia para viabilizar acesso a ferramentas que atualizem e permitam ao conselho e aos profissionais exercer suas atividades mais efetivamente.

Para a vice-presidência foi escolhida a conselheira Silvya Caprario, que foi Suplente do conselho do CAU/SC, tendo figurado como titular por aproximadamente dois anos, atuando como coordenadora da COAF, assim como Coordenadora da Câmara Temática de Acessibilidade na gestão passada. Portadora de visão monocular, trabalha em projetos com o foco em acessibilidade e é ativista em torno das necessidades das pessoas com deficiência visual. Fundou e é presidente da Associação de Pessoas com Deficiência Visual em Santa Catarina (APDVISC).

 

Paraná

Milton Carlos Zanelatto

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Milton Carlos Zanelatto Gonçalves é pós-graduado em Comunicação Pública e atua em edificações comerciais e residenciais desde suas fases conceituais até a execução de obras. Foi conselheiro federal do CAU/BR entre os anos 2018 e 2020, presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (Gestão 2016-2019) e vice na Gestão 2013-2015. Na Câmara Municipal, se dedica para assuntos pertinentes à Comissão de Urbanismo, Obras e Tecnologia da Informação, com ênfase especial na revisão do Plano Diretor de Curitiba e na Lei de Zoneamento da cidade.

Sobre a gestão 2021/2023, Milton afirmou que, entre suas principais metas, está o objetivo de resgatar o protagonismo que o CAU/PR teve em suas gestões iniciais, tanto na sociedade como nos diversos níveis das administrações municipais e estadual. “Necessitamos de políticas públicas de Arquitetura e Urbanismo em todo Paraná. Para isso, vamos lutar para que o nosso Conselho novamente se faça presente nas diversas regiões do estado, participando de forma ativa na definição de políticas públicas de estabelecimento dos rumos das nossas cidades, especialmente no tocante ao planejamento urbano. Também esperamos que arquitetas e arquitetos paranaenses estejam cada vez mais atuantes na sociedade para que possamos universalizar e democratizar o acesso à Arquitetura de qualidade para toda a população”, pontuou o gestor.

A arquiteta e urbanista Thais Marzurkiewicz foi eleita a nova vice-presidente do Conselho. À frende de escritório próprio em Foz do Iguaçu, é considerada uma forte representante das mulheres e dos profissionais da região oeste do estado. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, ela é pós-graduada em Arquitetura e Lighting e aluna especial do Mestrado em Políticas Públicas na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Professora da disciplina de Projeto de Arquitetura de Interiores de Ambientes Corporativos, a arquiteta e urbanista foi presidente da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu (Gestões 2015 e 2016), onde também atuou como Diretora de Assuntos Culturais durante o ano de 2014. Foi coordenadora da Câmara Técnica de Arquitetura e Urbanismo e coordenadora Adjunta da Regional de Cascavel das Câmaras Técnicas do CAU/PR. Atualmente também integra o Conselho diretor do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná.

 

Rio Grande do Sul

Tiago Holzmann da Silva

Tiago Holzmann da Silva é arquiteto e urbanista formado pela UFRGS em 1994, é Mestre pela ETSAB/UPC Barcelona (1996) e Mestre pela Propur/UFRGS (2018). Foi professor das Faculdade de Arquitetura da UFRGS (1998/2000) e da UniRitter (1999/2009). Possui atuação em escritórios de urbanismo em Barcelona (1994/1998) e atua em empresa própria de arquitetura e urbanismo em Porto Alegre (RS). Foi presidente do IAB/RS (2012/13 e 2014/16) e presidente do CAU/RS (2018/20). Tiago é filho do arquiteto e urbanista Clovis Ilgenfritz da Silva (in memoriam), conhecido como o criador da Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, a Lei da ATHIS (Lei nº 11.888), em vigor desde 2008.

“A gestão que se inicia reúne um grupo de colegas de grande diversidade e complementaridade. Autônomos, empresários, professores, servidores e lideranças da categoria que têm um compromisso claro assumido com todos arquitetos e arquitetas do Estado, registrado na plataforma da gestão. Esse conjunto de propostas é nossa responsabilidade a partir de agora. Agradeço o apoio dos profissionais gaúchos e agradeço a confiança dos colegas conselheiros e conselheiras. Vamos trabalhar”, declarou o presidente reeleito.

Para a vice-presidência foi eleita a arquiteta e urbanista Evelise Jaime de Menezes. “Estou muito feliz em representar as arquitetas e urbanistas gaúchas, que são maioria no Estado. Uma gestão em que a diversidade de ideias, regiões e profissionais é protagonista tem tudo para realizar um ótimo trabalho, com comprometimento e responsabilidade”, destacou.

 

Fontes: CAU BR, CAU SC, CAU PR e CAU RS

X
X