fbpx
Notícias

Edifício de Santa Catarina recebe certificação voltada para a promoção do bem-estar e da saúde dos moradores

Por janeiro 22, 2021 Sem comentários

Primeiro edifício de Santa Catarina a receber a certificação Fitwel, o D/Mys Home Design, no bairro Estreito, em Florianópolis, terá diversas soluções que convidam os futuros moradores a terem uma vida mais saudável. São ações simples e relativamente fáceis de serem implementadas, mas que exigem comprometimento e planejamento, e são suficientes para fazer uma grande diferença no combate ao estresse e ao sedentarismo, além de promoverem bem-estar e felicidade.

O Fitwel foi criado em 2012 a partir de estudos desenvolvidos nos Estados Unidos pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC – Center for Disease Control and Prevention) e pela Administração de Serviços Gerais (GSA – General Services Administration). Hoje, a operação é do Center for Active Design (CFAD), uma organização sem fins lucrativos que se dedica a reorientar o foco das práticas de design e planejamento urbano para apoiar uma vida saudável e melhorar a qualidade de vida.

A certificação possui mais de 60 estratégias que podem ser usadas na construção civil, baseadas em mais de 3 mil estudos acadêmicos, em uma espécie de guia para o bem estar, provando que as condições físicas do ambiente podem ajudar a promover práticas mais saudáveis. As estratégias abrangem desde a localização do imóvel até a atuação em situações de emergência, passando por itens como acesso ao edifício, escadas, ambientes internos, espaços compartilhados, entre outros.

No Brasil, apenas 14 empreendimentos já conquistaram a certificação, conforme dados divulgados pela Fitwell. Desses, 11 são de São Paulo (SP), um de Barueri (SC), um de Curitiba (PR) e um de Florianópolis (SC), o D/Mys.

Conforto e vida saudável

Recém-lançado, o D/Mys contempla uma torre com nove pavimentos tipo, sendo oito apartamentos por andar – de 40 a 280 metros quadrados, dois gardens e rooftop de uso comum, além de dois pavimentos de subsolo, para as garagens, e conta com diferenciais de sustentabilidade, como o uso de energia fotovoltaica. O projeto arquitetônico é do Studio Methafora. O responsável técnico de execução é o engenheiro George Luiz Zanetti Vandresen e a gerente de projetos é a engenheira Kalindi Duarte Souza, ambos da equipe Dimas Construções.

O projeto contemplou soluções que limitam a propagação de ruídos, melhoram a ventilação, iluminação, e aumentam o conforto térmico, oferecem espaços de convívio social e incentivam hábitos de vida saudável, com a oferta de bicicletas compartilhadas e a criação de ambientes que estimulem o uso de escadas.

“Como já estávamos trabalhando muito focados na saúde e bem-estar dos usuários em nossos projetos, foram poucas as intervenções e mudanças. Mas um ponto que antes não dávamos tanto valor e que agora estamos olhando com outros olhos são as escadas. Eram áreas sem vida, utilizadas somente para emergências, e agora estamos valorizando mais esse espaço, incentivando o uso e convidando os usuários a uma vida mais saudável”, explica George Luiz Zanetti Vandresen, gerente técnico da Dimas Construções.

O Fitwel se destacou entre outras certificações justamente por promover atitudes simples e objetivas, que convidam as pessoas a fazerem melhores escolhas e terem bons hábitos. Além disso, possui um sistema de pontuação que permite que os construtores foquem naquilo que é possível naquele projeto. Cada estratégia tem uma pontuação diferente, e a certificação é dada àqueles que alcançam o mínimo de pontos em cada nível (são 3 modalidades). Portanto, não é necessário ter uma boa pontuação em todas as estratégias contempladas, mas os espaços são mais valorizados e ganham mais pontos se seguem as sugestões dadas pela certificação.

Pesquisas mostram que adotar tais práticas é vantajoso também para os construtores e para aqueles que adquirem um imóvel valorizado. Segundo dados do mercado imobiliário americano coletados pelo CFAD, aproximadamente 49% dos proprietários de edifícios estão dispostos a pagar mais por aqueles empreendimentos que demonstram ter um impacto positivo na saúde.

 

Qualidade de vida

Apesar de ser o primeiro empreendimento com a certificação Fitwel, o D/Mys segue um caminho que a Dimas Construções já vem percorrendo nos últimos anos. Entre os diferenciais adotados nos últimos projetos estão os espaços compartilhados para o recebimento de mercadorias e encomendas, instalação de Vending Machine para facilitar o dia a dia, oficina e bicicletas compartilhadas, uso de energia fotovoltaica e espaços das áreas comuns e dos apartamentos pensados na contemplação, relaxamento, restauração e conforto dos usuários.

“A Dimas já vinha adotando como premissa a busca em desenvolver produtos focados em melhorar os ambientes em que vivemos trazendo qualidade de vida. Pensando nisso, buscamos a certificação que pudesse mostrar como estamos e o que mais poderíamos agregar em nossos projetos. Já estávamos com os projetos bastante evoluídos quando começamos o processo e não tivemos grandes dificuldades em adequá-los para se enquadrar dentro da certificação. Isso fez com que tivéssemos certeza que estamos no caminho certo”, completa Vandresen.

 

 

X
X