Notícias

Edificação no centro de Curitiba é revitalizada e recebe a primeira ‘community store’ da cidade

Um ambiente original e imersivo, destino de compras, de interação e de troca de ideias. Assim pode ser definida a Coletiza, a primeira community store de Curitiba, inaugurada em maio. O conceito é o de uma ‘loja da comunidade’, que aproxima as empresas das pessoas da região e, ainda, as convida a fazer parte dela. O espaço reúne lojas fixas e temporárias, café, livraria, exposições de arte e ambientes para bate-papos – tudo sob a filosofia de “tornar a vida mais leve, acelerar menos e usufruir mais”.

Essa é a motivação das idealizadoras, as empresárias Pati Backes, criadora da loja de roupas multimarcas Outfit4You, e Cláudia Guimarães da Costa, arquiteta, fundadora da OSLO Móvel Design. “A inspiração veio como uma consequência da evolução do varejo. Nos dias de hoje, não basta apenas sermos uma loja, temos que levar em consideração toda a experiência, aproximando marcas e sociedade”, explica Claudia.

A Coletiza foi instalada em uma antiga fábrica de chocolates, na rua Saldanha Marinho, 1.230, no Centro de Curitiba. A edificação foi restaurada para o novo uso. “A reforma foi feita levando em consideração a arquitetura industrial existente, onde todas as instalações foram deixadas aparentes. Para possibilitar o ambiente do Jardins Café, retiramos duas paredes e reaproveitamos os tijolos para a construção dos balcões. As janelas foram todas garimpadas em ferro velho, assim como as grades que foram transformadas em portas”, conta Cláudia, autora do projeto ao lado da arquiteta Karin Klassen, sua mãe e sua sócia na OSLO.

O espaço conta com lojas âncoras e instalações temporárias, promovendo uma “transformação” na loja a cada trimestre. “O objetivo é dar espaço para produtos duráveis, reduzir impacto ambiental e promover novos talentos”, explicam as empresárias.

As lojas que têm ponto fixo são:

  • OutFit4you – roupas e acessórios adulto & infantil e produtos upcycled
  • Oslo – móveis design e artigos de decoração
  • Jardins Café – especialistas em café e torrefação + gastronomia

Neste trimestre, os expositores “nômades” são:

  • Julieta For Fun e Wall Done
  • Livraria do Chain
  • Exposição de arte de Erwin Zaidowicz
  • Borealis: plantas em casa

Para candidatar-se ao espaço “Nômades”, basta enviar um e-mail, com fotos e descrição dos produtos, para pati@coletiza.com.br ou claudia@coletiza.com.br. Neste mês de junho, um espaço de coworking entrará em funcionamento na Coletiza. “Ainda temos mesas disponíveis. O local será todo aberto com mesas compartilhadas”, conta Cláudia.

 

Fotos: Amanda Lavorato | Divulgação