Eventos

Designers do Sul apresentam releituras das redes de dormir na exposição Brasil Tupi, na Design Weekend

Por agosto 8, 2019 Sem comentários

Designers da região Sul integram o grupo de 21 artistas, arquitetos e designers que participará da exposição Brasil Tupi apresentando suas versões da popular rede de dormir, peça icônica da cultura indígena. O evento, organizado pela Brazil S/A, acontece durante a Design Weekend São Paulo, de 18 a 25 de agosto – a Semana de Design de São Paulo, considerada a maior da América Latina, com mais de 300 eventos pela cidade.  As peças da Brasil Tupi estarão expostas em seis lojas localizadas na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, na capital paulista. No ano que vem, a mostra será levada para a Semana de Design de Milão.

A convite do Brazil S/A, a jornalista Lilian Pace será a curadora da mostra, que conta a origem e a evolução da rede de dormir. “Será uma experiência única. Veremos a releitura desta peça icônica, de origem indígena, transformada em objeto de design por meio do talento de artistas brasileiros de diversas áreas”, comenta Lilian Pacce. Nos primórdios, as redes eram realizadas com cipó, depois veio o algodão e hoje há, até mesmo, versões mais modernas, em nylon. “O tempo passou, mas a rede é parte do mobiliário de muitas casas no nordeste. E até no sul do país. Há quem ainda prefira dormir nela ao invés de se deitar na cama”, observa a curadora da exposição.

 

O elenco da mostra Brasil Tupi

Da região Sul, foram convidados para personalizar as redes de dormir os designers Ines Schertel, Jader Almeida, Ronald Sasson e Henrique Steyer. Integram o grupo, os designers Léo Capote, Paulo Alves, Sergio Matos, Fernando Motta e o Estúdio Mula Preta; os artistas Alê Jordão, David Lee e Marcia Xavier; os estilistas Dudu Bertholini, João Pimenta e Patricia Bonaldi; o cantor Falcão; a chef Morena Leite; o arquiteto Sig Bergamin; o florista e decorador Vic Meirelles; o cabelereiro Wanderley Nunes; e a atriz Gloria Pires.

A iniciativa nasce de um evento similar, “A Bola da Vez” com bolas de futebol customizadas por artistas brasileiros para celebrar o anúncio do Brasil como país sede de Copa do Mundo de 2014. Tal foi o sucesso da exposição que os organizadores acabaram por levá-la para Milão. O mesmo destino terá a mostra Brasil Tupi, que desembarcará na capital do design italiano, em abril do ano que vem, durante o Salão do Móvel.

Durante a Design Week São Paulo, as peças estarão expostas na lojas Florense, Interbagno, Saccaro, Studio 689 – Ugo di Pacce, Tidelli e USE Gallery – Wanderley Nunes, todas localizados na Alameda Gabriel Monteiro da Silva.

Confira o roteiro da exposição:

Florense
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, n. 690

Alê Jordão, Henrique Steyer, Gloria Pires, Falcão, Jader Almeida, Morena Leite, Sig Bergamin, Patricia Bonaldi, Paulo Alves, Ronald Sasson, Vic Meirelles e Estúdio Mula Preta

 

Interbagno
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, n. 770

Fernando Motta

 

Saccaro
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, n. 1160

Dudu Bertholini

 

Studio 689 – Ugo di Pace
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, n. 689

David Lee, Marcia Xavier e João Pimenta

 

Tidelli
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, n.1525

Léo Capote

 

USE Gallery – Wanderley Nunes
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, n.1424

Wanderley Nunes, Ines Schertel e Sergio Mattos

 

 

 

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X