Notícias

Designers do Sul marcam presença na maior feira de mobiliário dos Estados Unidos, a ICFF

Por maio 16, 2018 Sem comentários

Doze estúdios de design brasileiros serão apresentados na 30ª edição da International Contemporary Furniture Fair (ICFF), considerada a principal vitrine do setor de mobiliário nos Estados Unidos, que acontece entre os dias 20 e 23 de maio no Jacob Javitz Convention Center, em Nova Iorque (EUA). A iniciativa é Projeto Raiz, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o objetivo de fortalecer e posicionar designers brasileiros no mercado externo por meio de ações direcionadas. Este é o terceiro ano consecutivo de participação na ICFF. A ação tem apoio do Consulado Geral do Brasil em Nova Iorque.

A ICFF compreende aproximadamente 700 expositores e aguarda a visita de mais de 30 mil profissionais, entre designers de interiores, arquitetos, varejistas, representantes, distribuidores, gerentes de instalações, desenvolvedores, fabricantes, designers de lojas e visual merchandising. O design nacional será representado por peças de mobiliário para interior e exterior e objetos de decoração. Os brasileiros trabalham com uma extensa gama de materiais e processos, e possuem uma miríade de estilos e identidades estéticas que traduzem a riqueza da cultura tupiniquim. As peças de alto padrão mesclam materiais sustentáveis como alumínio reciclado, madeira de reflorestamento, fibras e corantes naturais, matérias-primas de baixo impacto ao meio ambiente.

Os estúdios de design brasileiros apresentam, individualmente, o que há de mais conceitual e criativo em seus produtos. Da região Sul, participam a Faro Design (RS), Jader Almeida (SC), Marta Manente (RS), Reboh Design (RS). Os demais são NDT Design, Noemi Saga Atelier, Paulo Alves, Plataforma 4, Sérgio Matos, Studio Poli, Wagner Archella e Guto Indio da Costa.

Atuando há 20 anos no mercado moveleiro, a designer gaúcha Marta Manente aproveita a oportunidade para lançar as novas coleções de luminárias – Lampadari e Noce, apresentando, no total, cinco coleções. A coleção Noce (fotos), traz luminárias produzidas com materiais naturais, como madeira reflorestada de marfim e palha sextavada. Marta já possui portfolio sendo comercializado nos Estados Unidos, e agora celebra o contrato recém-firmado com o maior e-commerce de móveis de alto padrão daquele país, o 1STdibs.

Oportunidade de negócios

A direção do projeto avalia a competência de cada designer para atender às exigências do consumidor americano, além de disponibilizar atendimento individual e personalizado aos profissionais que desejam fomentar o contato comercial na região. A inteligência estratégica do Projeto Raiz busca oportunidades em duas frentes: promoção dos designers para inserção dos profissionais às cadeias de licenciamento e distribuição e a busca de nichos próprios de mercado por meio da inovação em processos e produtos, fato que possibilita a negociação de projetos especiais e cessões de patentes; oportunidades para exportação do móvel assinado, em parceria entre designer e indústria.  Atualmente, cerca de 40 estúdios de design fazem parte do projeto, que se mantém sempre disponível à novas adesões.

Desde o início de 2017, após investimento de 500 mil dólares, o projeto participou das principais feiras nacionais e internacionais do setor. Na Europa, além da tradicional Semana de Design de Milão, uma exposição itinerante circulou pelas Embaixadas do Brasil em Roma, Paris e Estocolmo.

Fotos: Starmobile/ Moresco

 

Leia também: 

Design do Sul é apresentado na exposição ‘O Sentar Brasileiro’ do Projeto Raiz, em Milão

X
X