Eventos

Designers da Furf Studio falam sobre processo criativo no lançamento da coleção Bloom em Porto Alegre

Os designers curitibanos Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner, da Furf Design Studio, participam de um bate-papo sobre processo criativo amanhã, dia 9 de maio, em Porto Alegre. O evento marca o lançamento da coleção Bloom, com peças de design autoral desenvolvidas em parceria com a Brava Forma, que completa 30 anos de fundação. Dirigido a arquitetos, designers de interiores e jornalistas especializados convidados, o evento será realizado das 14h às 17h na loja da marca na capital gaúcha.

A coleção Bloom apresenta móveis em couro natural e pés em alumínio fundido, com a provocação de substituir os genéricos botões por flores de couro trançadas artesanalmente a partir de uma tradicional técnica dos ‘pampas’. “Talvez os botões de todos os móveis do mundo sejam flores que ainda não floresceram”, brincam. O couro natural utilizado na produção das flores é proveniente de aproveitamento de descarte. “O material é cortado em tiras, tingido naturalmente sem pigmentos químicos para manter características naturais e trançado manualmente, seguindo a técnicas tradicionais dos Pampas. De todos resíduos da fabricação, 95% são reutilizados ou encaminhados para reuso”, explicam.

O lançamento da coleção faz parte da comemoração dos 30 anos da Brava Forma, empresa familiar de estofados de luxo em couro original e design exclusivo de Flávio e Adriana Enger e de seus filhos Pedro e Maira Enger. Para receber a coleção, a arquiteta Carina Fraeb criou um ambiente moderno, minimalista e atemporal.

Sobre a Furf Design Studio

A Furf Design Studio é uma das empresas homenageadas na categoria Design no especial ’10 mais da região Sul’ publicado pela revista ÁREA na última edição, comemorativa aos 10 anos da publicação.

A dupla alia técnica, cultura, humor e responsabilidade social nos projetos desenvolvidos. Os designers Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner estrearam muito bem a trajetória bem-sucedida que estão construindo à frente da Furf Design, com sede em Curitiba (PR). O primeiro projeto que desenvolveram juntos – a cadeira de balanço Verde & Amarela, em 2010 – conquistou espaço de exposição no Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Museu Nacional e no Museu da Casa Brasileira. De lá para a cá, a jovem dupla, graduada em Design de Produto pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, vem criando produtos que se destacam pelo design de alta qualidade temperado com doses generosas de inteligência, humor e responsabilidade social.

“Sua habilidade especial para atribuir poesia e romance aos objetos” foi referenciada por Paula Noe, curadora da Semana de Design de Milão, durante participação da Furf na Fuorisalone. Já são quase 30 exposições, nacionais e internacionais, e 16 premiações de peso, como o primeiro Leão de Cannes em Product Design na história do país e o reconhecimento máximo ‘Best of the Best’ no alemão Red Dot Award, conquistados pela capa de prótese Confete.