Notícias

Design do Sul entre os premiados do iF Design Award 2018

Por janeiro 31, 2018 Sem comentários

Foi encerrado ontem o período de avaliação dos inscritos no iF Design Award 2018 – considerado o Oscar do design mundial. Em sua 65a edição, o prêmio apontou 1.218 vencedores, em sete categorias, e 75 deles conquistaram a honraria máxima: o iF Gold Awards. No total, foram 6.401 inscrições, de 54 países – um recorde na história da competição, criada por um grupo de industriais alemães em parceria com a Hannover Messe em 1953.

A listagem final dos vencedores ainda não foi divulgada, mas já sabemos que tem design da região Sul entre os vencedores: a capa de prótese de perna Confete, criada pela Furf Design Studio, de Curitiba (PR); e a poltrona Celine, de Jader Almeida, sediado em Florianópolis (SC). Ambos estarão no especial 10+ da região Sul da ÁREA que será lançado na edição comemorativa aos 10 anos da publicação, no final de fevereiro.

A Confete é a primeira capa adaptável e colorida de prótese de perna produzida em massa no mundo. Ela já conquistou o primeiro Leão de Cannes em Product Design da história do país e o reconhecimento máximo no alemão Red Dot Awards. “A Confete é o primeiro e único produto a conquistar os três maiores prêmios de design do mundo. É sensacional que o primeiro projeto a conquistar essa façanha seja brasileiro, democrático e de alto impacto”, comemora o designer Rodrigo Brenner, um dos titulares da Furf. A confete foi criada em parceria com a Ethnos Produtos Ortopédicos.

A Celine, lançada pela indústria catarinense Sollos no iSalone no ano passado, já conquistou também o Good Design Awards, do Museum of Architecture e Design, e o 31 Prêmio MCB, do Museu da Casa Brasileira.

cobogó Leno assinado por Zanini de Zanine para a indústria gaúcha Solarium também está entre os vencedores do iF Design Awards 2018. Na criação da peça, de cimento, o designer brincou com texturas e teve como umas de suas referências de formas as linhas de trabalho de Athos Bulcão, quem conheceu ainda criança, em Brasília. “A aposta da Solarium é sempre no talento dos designers brasileiros”, assegura Cristiano de Souza Gomes, diretor comercial da empresa, pioneira em revestimentos cimentícios artesanais no país. “E este prêmio – o 5º iF que recebemos – nos traz mais certeza que seguimos no caminho certo, investindo no talento dos nossos criadores”, comemora.

revestimento Fiji Bay projetado pela Bertussi Design, de Porto Alegre, para a catarinense Mosarte, também conquistou a premiação, assim como o misturador Single Lever Vougan, da Docol Metais Sanitários, de Joinville (SC); o cooktop Slim Glass Flat 4GG100, assinado pelo Tramontina Teec Design Team, de Carlos Barbosa (RS).

As sete categorias premiadas são Produto, Embalagem, Comunicação, Arquitetura, Arquitetura de Interiores, Conceitos Profissionais e Design de Serviço.  A cerimônia de premiação do iF Design Awards 2018 acontecerá no dia 9 de março, em Munique, na Alemanha.

 

Matéria atualizada em 15 de fevereiro de 2018 

 

X
X