Notícias

Conheça os produtos do Sul premiados no Good Design Award

Por janeiro 18, 2019 Sem comentários

Produtos desenvolvidos por designers e empresas da região Sul do Brasil estão entre os premiados do Good Design Award 2018, o mais prestigiado, reconhecido e antigo programa de excelência em design do mundo. Anunciados em dezembro, seis produtos brasileiros estão entre os 900 selecionados. Destes, cinco são da região Sul do país.

Os brasileiros premiados são a Poltrona Emmê, desenvolvida pelo Estúdio Ronald Sasson, sediado em Gramado (RS), para a Tecline Móveis, de Bento Gonçalves (RS); a Poltrona Corpo, também assinada por Ronald Sasson, para a Indústria de Móveis Rizzon, de São Marcos (RS); a Cadeira Bell, criada pelo designer catarinense Jader Almeida para a Sollos, de Princesa (SC); a linha Mix & Match, desenvolvida pela Docol Metais Sanitários, de Joinville (SC), em parceria com a designer paulista Baba Vacaro; a cozinha F53, projetada pelos designers uruguaios Sebastian Rial e Federico Senociain para a Florense, de Flores da Cunha (RS); e a luminária Lanterna, criada pela Lumini Design Team, da Lumini, de São Paulo (SP).

Sobre o concurso

Fundado em Chicago em 1950, o Good Design Award é o mais prestigiado, reconhecido e antigo programa de excelência em design do mundo. Criado pelos arquitetos Eero Saarinen, Charles e Ray Eames e Edgar Kaufmann Jr, o prêmio é organizado anualmente pelo Museu Chicago Athenaeum, em cooperação com o Centro Europeu de Arquitetura, Arte, Design e Estudos Urbanos.

O júri do Good Design de 2018 foi realizado em Nova York e em Los Angeles e foi composto por renomados especialistas internacionais com ampla experiência em design, garantindo a alta qualidade e alto nível do
concorrência. Os critérios de seleção seguem o programa original da década de 1950 e incluem, por exemplo, o
inovação ou o impacto funcional ou mesmo o impacto ecológico de cada produto selecionado.

Nesta edição, o Museu de Arquitetura e Design de Chicago recebeu número recorde de inscrições vindas de mais de 47 países, da Europa, Ásia e Américas. As principais empresas de design do mundo estavam presentes na lista de participantes. Foram selecionados mais de 900 novos produtos e designs gráficos em eletrônica, transporte, equipamentos médicos, equipamentos de proteção, sistemas de energia, robótica e biônica, materiais de construção, móveis, têxteis, industriais, ambientes, hardware, banho e acessórios, cozinha / eletrodomésticos, revestimento do chão e parede, mesa, produtos para o lar, pessoal, produtos de escritório, transporte, produtos infantis, esportes e recreação, iluminação, ferramentas e gráficos, branding e embalagens.

Todos os produtos vencedores e designs gráficos podem ser vistos nos sites do Museu em
www.good-designawards.com, www.chi-athenaeum.org e www.europeanarch.eu. Os vencedores também serão publicados no Good Design Yearbook de 2018-2019 e estão disponíveis através da Metropolitan Arts Press. As encomendas do Anuário podem ser feitas através do escritório do Centro Europeu em Atenas, na Grécia, pelo e-mail konstadina@europeanarch.eu.
As inscrições para a 69a edição do Good Design Award já estão abertas, e encerram em 1 de junho. Mais informações sobre os envios de projetos podem ser encontradas em www.gooddesignawards.com

X
X