Eventos

Congresso Mundial de Arquitetos deverá reunir 20 mil profissionais no Rio de Janeiro

Por janeiro 14, 2020 Sem comentários

Neste 2020, o Rio de Janeiro sediará a 27ª edição do Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020RIO, maior encontro das áreas de Arquitetura e Urbanismo do planeta, a ser realizado entre os dias 19 e 23 de julho de 2020. O UIA2020RIO é organizado pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Por ser a sede do UIA2020RIO, a “Cidade Maravilhosa” receberá, durante o ano de 2020, o título de primeira “Capital Mundial da Arquitetura”, concedido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela UIA. As inscrições para o UIA2020RIO estão abertas no site oficial do evento. Clique aqui e acesse.

O Rio espera receber um público de mais de 20 mil pessoas durante o UIA2020RIO, sendo 25% estrangeiros. Cerca de 12 seminários e mais de 50 exposições de arte e iniciativas culturais estão previstas, além de concursos para estudantes e docentes de Arquitetura e Urbanismo.

Os principais eventos do UIA2020RIO, incluindo sua Cerimônia de Abertura, serão realizados nos armazéns da Zona Portuária, no Boulevard Olímpico, área do Porto do Rio que foi revitalizada para os Jogos Olímpicos de 2016. Contará também com eventos e debates no Palácio Gustavo Capanema (o conjunto arquitetônico do Rio mais conhecido internacionalmente) e no Museu de Arte Moderna (MAM), ambos no Centro do Rio.

O UIA2020RIO terá a participação de mais de 150 palestrantes de diferentes países. Estão confirmados nomes como Diébédo Francis Kéré (Burkina Faso), Elizabeth de Portzamparc (Brasil), Solano Benítez (Paraguai) e Eduardo Souto de Moura (Portugal), vencedor do Pritzker, o principal prêmio de Arquitetura do mundo. Os arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Jaime Lerner, a editora Marisa Moreira Salles, o embaixador e escritor de Arquitetura André Correa do Lago e o cantor Gilberto Gil integram o Comitê de Honra.

Todos os mundos. Um só mundo.

Sob o tema geral “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, o UIA2020RIO possui quatro eixos de debates: Diversidade e Mistura, Mudanças e Emergências, Fragilidades e Desigualdades  e Transitoriedades e Fluxos. Esses quatro eixos vão embasar 12 painéis, duas rodas de conversas específicas (arch talks) e 650 apresentações de papers e projetos. Também acontecerão 25 sessões com temas transversais; seminários da UIA e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU); sete intracongressos com temas como Saúde Urbana e Acesso à Habitação; workshops e seminários de estudantes; e tours pela cidade.

O evento tem apoio de importantes organizações da sociedade civil brasileira, como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), o Grupo Globo e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Fórum Mundial de Cidades

Nos dias 17 e 18 de julho de 2020, o Rio sediará o Fórum Mundial de Cidades, que integra a programação do UIA2020RIO. Para o Fórum são convidados os prefeitos das cidades sede dos 26 congressos passados da UIA (entre elas, Paris, Lisboa, Londres, Barcelona, Berlim, Praga, Turim, Chicago, Montreal, Istambul, Tóquio, Seul, Pequim, Moscou, Buenos Aires, Havana, Cairo e Rabat) e os prefeitos do Rio e da próxima cidade sede (Copenhague, Dinamarca). Também são convidados prefeitos das principais cidades brasileiras e das mais importantes metrópoles do mundo. Participam, ainda, o atual presidente e os ex-presidentes da UIA, representantes da UNESCO, arquitetos com renomada experiência no pensar e fazer cidades e jovens lideranças, empresários e acadêmicos.

O Fórum Mundial de Cidades vai apresentar e discutir projetos desenvolvidos em suas cidades de origem e estabelecer um conjunto de diretrizes e ações para o futuro das cidades, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e da ONU-Habitat.

Bienais de Arquitetura

A Rede de Bienais de Arquitetura da América Latina, composta por 16 das principais mostras do continente, será uma das atrações do UIA2020RIO. Pela primeira vez, 60 trabalhos premiados nas bienais serão apresentados num mesmo espaço. A exposição será realizada entre 13 de julho e 13 de agosto.

Durante o UIA2020RIO será feita também a entrega do Prêmio Oscar Niemeyer para Arquitetura Latino-Americana (ON Prize), promovido pela Rede, a cada dois anos, com a chancela da Federação PanAmericana de Associações de Arquitetos – FPAA e da Fundação Oscar Niemeyer. Esta é a terceira edição do prêmio, que, em média, tem 120 projetos inscritos. Os arquitetos vencedores do Prêmio Oscar Niemeyer também coordenarão sessões de debates sobre a arquitetura latino-americana.

Das 16 bienais que compõem a Rede, quatro são internacionais (Costa Rica, Quito, São Paulo e Buenos Aires), nove são nacionais (México, Honduras, Guatemala Cuba Colômbia, Venezuela, Peru, Chile e Bolívia) e três são locais (Cidade do México e Jalisco, no México, e Santa Cruz, na Bolívia).

UIA2020RIO Expo

Paralelamente ao Congresso, acontecerá a UIA2020RIO Expo, feira em que empresas apresentarão ao público o que há de mais avançado em materiais e equipamentos para Arquitetura, Mobilidade Urbana, Mobiliário e Inovação. Serão 10 mil metros quadrados de feira no Pier Mauá, reunindo 200 expositores, 40 horas de palestras, 10 mesas de rodadas de negociações e cerca de 20 startups.

UIA2020RIO Acadêmico

Duas importantes atividades ligadas à UIA2020RIO já foram lançadas em 2019. A primeira é o Concurso Internacional de Ideias Maré-Cidade, dirigido a estudantes de Arquitetura de todo o mundo, com o objetivo de buscar soluções inovadoras sobre questões urbanas em assentamentos de baixa renda, com foco no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, que é composto por 16 favelas, com cerca de 140 mil habitantes e 40 mil moradias. Clique aqui e acesse o edital.

Há também a Mostra e Prêmio Nacional “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, voltada para estudantes e docentes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Clique aqui e acesse o edital.

A área acadêmica do UIA2020RIO conta com a colaboração do CAU-RJ e da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA).

Eventos culturais complementares

Uma extensa agenda de exposições vinculadas ao evento está sendo programada pelos organizadores do UIA2020RIO em conjunto com os principais museus e centros culturais do Rio de Janeiro e com o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura. Duas importantes parcerias foram firmadas: com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).

Outras instituições parceiras são: Museu Nacional de Belas Artes; Escola de Artes Visuais Parque Lage; Casa do Saber; Casa Firjan; Fundação Casa Roberto Marinho; Museu de Arte Moderna; Museu Histórico Nacional; Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro; Sítio Burle Marx; Museu de Arte do Rio; Palácio Capanema; Museu do Itamaraty; Museu do Arquivo Nacional; Fundição Progresso; Casa França-Brasil; Paço Imperial; e Biblioteca Nacional.

Eventos precedentes ao Congresso

Mais de 80 eventos preparatórios para o Congresso foram aprovados pelo Comitê Organizador da UIA2020RIO, e vêm sendo realizados desde 2019, em vários estados brasileiros e também no exterior. São debates que têm resultado em propostas para apresentação no Congresso.

A partir de março, todos os estudos e propostas para o Congresso serão discutidos em seminários, que seguirão os quatro eixos temáticos: Diversidade e Mistura, em março; Mudanças e Emergências, em abril; Fragilidades e Desigualdades, em maio; e Transitoriedades e Fluxos, em junho. Esses eixos incluem temas que representam os principais desafios da cidade contemporânea, como: Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Sustentável, Saneamento e Uso das Águas, Infraestrutura e Eficiência Energética, Assistência Técnica e Trabalho do Arquiteto, Patrimônio e Cultura, Materiais e Processos Construtivos, Assentamentos Populares e Cidade Inteligente.

 

Foto: Museu do Amanhã, localizado no Boulevard Olímpico, um dos locais que sediará o Congresso.

Crédito: Alexandre Macieira | Riotur

 

Matéria atualizada em 15 de janeiro de 2020

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X