Notícias

Concurso de ideias propõe projeto de um Parklet 4.0, explorando arquitetura e tecnologia

Portal Projetar convida estudantes e profissionais recém-formados a criar em local à sua escolha um parklet que explore as interseções entre arquitetura e tecnologia no âmbito da indústria 4.0. O vencedor será premiado com R$ 5 mil e terá a oportunidade de fazer uma imersão durante 30 dias no Superlimão Studio, escritório conhecido pelas suas experimentações tecnológicas em diversas frentes, com sede em São Paulo (SP). As inscrições são individuais e devem ser feitas até o dia 18 de maio.

Trata-se de um exercício acadêmico hipotético aberto para estudantes e recém-formados em arquitetura, urbanismo, paisagismo e áreas correlatas. A intenção é oportunizar o desenvolvimento criativo dos participantes, mas, acima de tudo, a oxigenação de ideias em relação a temas contemporâneos no campo da arquitetura, urbanismo e design.

“No momento de isolamento social sem precedentes que vivemos em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, dois fenômenos chamaram nossa atenção. O primeiro é a profunda dificuldade enfrentada pelas pessoas ao serem privadas do convívio social e do espaço urbano. Sabemos que somos seres sociais, mas é em momentos críticos como esse que percebemos o quanto a convivência e a vivência urbana são de fato fundamentais para nossa saúde física e mental. O segundo é o papel central que a tecnologia está cumprindo na superação destas dificuldades, não apenas contribuindo para que as pessoas possam ter contato umas com as outras de forma digital, mas também para manter a economia girando na medida do possível”, explicam os organizadores.

Essa interseção entre convívio social e tecnologia serviu de inspiração para a proposta de um desafio arquitetônico que também mistura os dois universos nesta 34a edição do concurso de arquitetura. “Imaginando que em um futuro próximo as pessoas voltarão a ocupar as cidades, o Portal Projetar.org convida acadêmicos e recém-formados a imaginar como poderia ser um espaço de convivência urbano que também tirasse partido criativamente das tecnologias disponíveis: um parklet 4.0. Queremos com este concurso provocar a exploração e descoberta de um novo universo de possibilidades projetuais aberto pela revolução digital”, pontuam.

Como participar

Os estudantes e profissionais interessados em participar do concurso devem realizar inscrição individual, até o dia 18 de maio, no Portal Projetar.org. Clique aqui para acessar. O prazo final para entrega das propostas pelos participantes inscritas é dia 25 de maio.  O resultado será divulgado no dia 15 de junho.

As propostas serão analisadas por um júri técnico convidado composto pelos arquitetos e urbanistas André Procópio, sócio-fundador do escritório Metamoorfose Studio, de São Paulo (SP); Guilherme Ortenblad, fundador da Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design, empresa referência em Placemaking e soluções para cidades, responsável pelas iniciativas pioneiras dos parklets em SP, que colaboraram para a regulamentação dos parklets como política pública, e pela criação do Parklab, um galpão oficina construído no local de uma garagem que funciona como um laboratório de inovação para experimentação de novas técnicas e processos construtivos; e Lula Gouveia, também engenheiro, sócio do SuperLimão Studio, de São Paulo (SP).

Além da premiação em dinheiro e a oportunidade de imersão durante 30 dias no Superlimão Studio, o vencedor do concurso também ganhará uma anuidade do Sketchup Studio. Há premiação prevista, também, para o segundo e o terceiro colocado, além das menções honrosas

 

Sobre o Projetar

O Projetar é o primeiro portal de concursos de ideias para estudantes e jovens profissionais do Brasil. O propósito é contribuir com o processo de crescimento profissional por meio da competição, oportunizando o exercício criativo, o desenvolvimento de habilidades e a conquista de visibilidade no início de suas carreiras. Em oito anos de existência, o Projetar já lançou 36 concursos e recebeu mais de  3.000 projetos de participantes de todo o país e também do exterior.

 

 

Na imagem ilustrativa, parklet implantado em Florianópolis, em frente ao Delfino 146, com projeto assinado por Blasi Bahia, Abreu Jr e Márcio Costa, com produção feita por intermédio da Bienal de Design de 2015. 

X
X