Eventos

Com o premiado ‘Loft do Arquiteto’, Athos Peruzzolo estreia em grande estilo na CASACOR

Por julho 10, 2018 Sem comentários

As escolhas de um homem que gosta de viajar para lugares inexplorados, colecionar arte, praticar esportes ao ar livre e investir no próprio conforto delinearam a criação do ‘Loft do Arquiteto’, espaço assinado pelo escritório Athos Peruzzolo Arquitetura para esta edição da CASACOR Santa Catarina Itapema.

Em sua estreia na CASACOR, Athos projetou um espaço de 100 metros quadrados que reflete um pouco o seu próprio estilo de vida, suas preferências e hobbies. Living, home theater, closet, sala de banho e dormitório, acolhem arte, objetos de design, a natureza em sua forma mais viva e peças garimpadas mundo afora. A proposta encanta os visitantes e foi considerada louvável pelo júri técnico do Prêmio CASACOR SC Itapema, conquistando o prêmio de projeto ‘Mais Ousado’ da edição.

O projeto, trabalhado essencialmente em cinza e preto, tem a sobriedade quebrada com o uso da madeira e do verde das plantas que fazem refúgio em vários cantos especiais. O jardim vertical invade uma das paredes do living, a instalação feita com espécies tropicais na cabeceira da cama e no banheiro causam um efeito surpreendente nos espaços íntimos. “A maneira que encontramos para utilizar a natureza na sua forma mais orgânica atende a proposta da Mostra, que sugeria que criássemos uma ‘Casa Viva'”, explicou Athos.

Madeira, vidro, alumínio e concreto também abraçam o projeto, que recebe piso de madeira Guajuvira em formato de espinhas de peixe e paredes com revestimento em concreto, da Palazzo. Ao lado da escada, totalmente em vidro temperado e laminado, uma mini galeria com obras de arte cuidadosamente selecionadas. Registros de Cassiano Cruz e peças da artista plástica Fernanda Naman dão vigor ao espaço. As bancadas e a mesa, que comporta uma champanheira em seu centro, foram produzidas em Dekton – uma superfície super compacta da Cosentino. Para acomodar os convidados, seis cadeiras Mia, criação premiada do designer Jader Almeida. A adega, projetada em uma parede da cozinha gourmet, acomoda 65 garrafas de vinho e revela mais uma preferência do possível morador deste loft.

 No living, poltronas Kilin 1973, de Sergio Rodrigues; cadeiras, mesas e luminárias de Jader Almeida; e mesa HRQ, de Richard Gohr, dão o toque sofisticado-urbano ao espaço, que também recebe duas obras da série Naïve, do aclamado fotógrafo Gabriel Wickbold. As imagens, com proporções consideráveis, ficam posicionadas ao centro da parede tomada por espécies nativas – o que causa um efeito de instalação ao conjunto.

No quarto, instalado no mezanino, com closet e sala de banho, o conforto da cama Bed Diamond, de Richard Gohr, e da poltrona Yori, de Ronald Sasson, no canto de leitura, junta-se às criações contemporâneas de Athos Peruzzolo, que assina os criados-mudos, o revisteiro e o painel em madeira atrás da cama – uma inspiração nos desenhos de infância do arquiteto. Neste ambiente, também estão presentes obras de Wickbold e o impactante arranjo tropical, posicionado atrás da cabeceira da cama.

Persianas da Hunterdouglas, papel de parede da Parametre, metais Gold Matte, da Deca, portas em alumínio e vidro, da Cinex e eletrodomésticos, da Franke e da Gorenje, arrematam a composição deste projeto com pegada orgânica, mas tecnologicamente inteligente. O sistema de automação instalado permite que toda a iluminação, a climatização e os aparelhos de áudio e vídeo sejam acionados remotamente.

Fotos: Fernando Willadino | Divulgação