Projetos

Com linguagem moderna, projeto organiza residência de Jaraguá do Sul em volumes articulados

Por fevereiro 5, 2018 Sem comentários

Uma casa moderna, com materiais brutos, totalmente ‘aberta’, de dentro para fora e de fora para dentro. Esse era o desejo dos clientes da PJV Arquitetura, de Jaraguá do Sul  (SC), para a nova casa da família, localizada em um condomínio da cidade do norte catarinense. A linguagem moderna da Casa FY está evidente pelas soluções adotadas, pelas formas simples dos volumes e pelo uso abundante de concreto aparente.

O terreno, de 26mX40m, com grande inclinação, tanto para os fundos como para a lateral norte, apresentava-se como um desafio. “A implantação da residência e a disposição dos cômodos buscou resolver três questões principais: a adaptação do programa e da construção ao terreno acidentado, o melhor aproveitamento da insolação para os ambientes e a relação com a paisagem ao redor”, explica  o arquiteto e urbanista Pablo José Vailatti, autor do projeto. A sua solução foi organizar a casa em volumes básicos articulados entre si, numa linguagem simples e abstrata.

Dois retângulos formatam os espaços principais do programa. Um deles organiza o setor social da casa, ampliado pela integração direta com a varanda suspensa. Neste nível, encontra-se, também, a garagem e área de serviço. Já o retângulo superior contém o setor íntimo da casa, totalizando 280 metros quadrados de área construída. Todo o pavimento superior, suítes e sala íntima foram direcionados para o leste, aproveitando o sol da manhã e a vista para a cidade.

O hall de entrada encontra-se em um nível intermediário, e conecta estes dois pavimentos por meio de uma escada com degraus suspensos em concreto aparente com guarda-corpo em ferro preto e cabos de aço. Além do programa comum a uma residência, a casa possui um estúdio de música, no térreo, e um solário ao ar livre – um terraço com piso em madeira projetado sobre o ambiente social da casa para servir ao setor íntimo, conectando os moradores com a natureza e a vista da cidade.

“Como estratégias de sustentabilidade, priorizou-se o uso de grandes painéis de vidro como fechamento, tanto nos quartos como na área social, além da utilização de tetos em vidro no hall de entrada e no lavabo, não necessitando acender a luz durante o dia nestes ambientes”, acrescenta Pablo. Placas solares auxiliam no aquecimento da água utilizada na residência, e uma cisterna, enterrada, armazena as águas captadas da chuva para utilização em áreas externas, como jardins e garagens.

Aço corten

A fachada principal da residência é marcada pelo desnível de pouco mais de três metros de altura entre uma lateral e a outra. Tirando partido deste desnível, a caixa que formata o setor íntimo da casa apoia-se sobre o terreno em um dos lados, enquanto, no outro lado, sustenta-se apenas por um pilar cilíndrico, formatando a garagem aberta para dois automóveis.

A fachada ganha destaque pelo brise executado a partir de chapas de aço corten perfuradas, que protege os ambientes do sol poente e, ainda, proporciona privacidade aos moradores, além de proporcionar um efeito visual surpreendente tanto à noite como durante o dia. A estrutura sobressai-se em contraste com o concreto aparente,  empregado em todas as lajes, no pergolado sobre a varanda, nas paredes da sala e lavabo, e na estrutura, como os pilares e vigas. A cor vermelha escolhida para a pintura da porta principal rompe com a monocromia do conjunto, em contraste com a parede verde que acompanha o paisagismo do jardim frontal.

 

Ficha Técnica

Nome do Projeto: Casa FY

Escritório: PJV Arquitetura

 

Arquiteto responsável: Pablo José Vailatti

Localização: Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Ano de conclusão da obra: 2016

Área total construída: 280 m2

 

Outros participantes:

Colaboradores: Ana Meirinho Neves, Carolina Contin, Joana Bittencourt e Vinícius Schewe

Projeto estrutural: Eng. Mikio Homma

Projeto elétrico: Eng. Carolina Contin

Projeto hidráulico: Eng. Carolina Contin

Execução da obra: Arthur Landenthin

 

Fornecedores:

Vidraçaria Garcia / esquadrias em vidro temperado
Decora Revestimentos Especiais / chapas em aço corten
Keske / guarda-corpo metálico
Poemix / concreto usinado
Keske/ chaminés em alumínio e churrasqueira
Ecoflora / deck em madeira
Portobello / pisos e revestimentos
Haveg / iluminação de sobrepor
Construflama / lareira

Fotos: Larry Sestrem | Divulgação

 

PLANTAS 

 

X
X