Notícias

Coletivo Arquitetos Voluntários cria áreas de descompressão em hospitais da Grande Porto Alegre

O coletivo Arquitetos Voluntários acaba de entregar a primeira área de descompressão projetada e totalmente montada gratuitamente para hospitais da Grande Porto Alegre. Trata-se de um espaço de 370 metros quadrados, no andar térreo do novo prédio do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O objetivo da iniciativa é oferecer melhores condições de trabalho e de qualidade de vida para aqueles que estão trabalhando no combate ao Covid-19.
“Os hospitais não têm tempo para pensar nessas ações, por isso, criamos salas para os profissionais descansarem e diminuir o estresse entre as jornadas de trabalho. Esse ambiente é um carinho para o profissional da saúde do Hospital de Clínicas; é um abraço para essas pessoas que, em alguns momentos, nem conseguem voltar para casa”, afirma a arquiteta Daniela Giffoni, idealizadora do Arquitetos Voluntários. O coletivo é composto pelos arquitetos mentores Aline Fuhrmeister, Bianca Russo, Dani Giffoni, Erika Listo, Felipe Helfer, Karen Feldman e Marcelo Minuscoli. Cada um deles conta com sua equipe de arquitetos voluntários que somam, atualmente, 30 arquitetos.
O espaço do Hospital de Clínicas foi dividido em setores, contando com dormitórios, áreas de descompressão, vestiários, copa, salas de paramentação e salas privadas. Toda a área recebeu design disruptivo a conceitos hospitalares, com poltronas, pufes e acabamentos em cores quentes para oferecer espaços mais atraentes e motivadores, dando vida aos ambientes. A entrega oficial aconteceu na última segunda-feira, dia 6 de abril.
Outros hospitais, como o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, o Hospital Porto Alegre, Hospital Ernesto Dornelles e o Hospital Geral de Novo Hamburgo já estão na lista para receberem a ajuda do grupo, que pretende, ainda, ampliar a ação para outros hospitais do estado, assim, inspirando outros arquitetos no Brasil. Cada mentor já tem o hospital com o qual trabalhará, além do seu grupo, gerenciando as ações e jornadas de trabalho das equipes de mão de obra.
Empresas de mobiliário, eletrodomésticos e revestimentos dos mais diversos já aderiram à causa com doações. Porém, uma das dificuldades enfrentadas pelo grupo é a busca por novos apoiadores, para replicar o modelo em outros hospitais e não sobrecarregar apenas uma marca. Por isso, uma Vakinha Online foi criada para arrecadar recursos a serem revertidos em produtos e materiais necessários. As doações podem ser feitas pelo site site http://vaka.me/960758

Sobre o Arquitetos Voluntários  

Arquitetos Voluntários – Hack for Brazil COVID-19 é um coletivo que está organizando uma força tarefa para construir espaços temporários e definitivos de descompressão para profissionais da saúde de hospitais de Porto Alegre e região metropolitana. Esse movimento surgiu com a iniciativa da Grow, aceleradora de startups, que está liderando um Hackathon – evento para discutir ideias e desenvolver softwares a fim de criar soluções para problemas específicos – para o enfrentamento ao Covid-19.
X
X