fbpx
Notícias

CAU/SC lança pesquisa sobre uso de ferramentas BIM entre arquitetos no estado

Por novembro 10, 2020 Sem comentários

Uma pesquisa on-line lançada pelo CAU/SC vai aferir como os arquitetos e arquitetas de Santa Catarina estão assimilando a tecnologia BIM ((Building Information Modelling). A consulta é parte do projeto Inclusão BIM, iniciativa da Comissão de Exercício Profissional do CAU/SC para aproximar os arquitetos e urbanistas das ferramentas de inovação.

Clique aqui para participar da pesquisa

 

Inclusão BIM

Em novembro, o CAU/SC inicia uma série de eventos para ampliar o domínio dos arquitetos e urbanistas sobre as ferramentas de inovação para a modelagem na construção civil com o projeto Inclusão BIM. A primeira edição acontece no dia 11 de novembro, às 19 horas, e contará com a participação de profissionais que são referência no tema. Clique aqui para inscrever-se. Serão quatro atividades, sempre às quartas-feiras à noite.

Além de trazer profissionais renomados para contextualizar como funciona o sistema e quais as vantagens de sua adoção para a prática profissional da arquitetura e do urbanismo, o evento de lançamento também contará com a participação da Comissão Temporária de BIM do CAU/PR.

Todos os eventos ocorrem no formato on-line, com transmissão pelo canal do CAU/SC no Youtube. Para participar, será preciso responder à pesquisa criada para aferir o nível de familiaridade dos profissionais com as ferramentas BIM.

O projeto Inclusão BIM conta com o apoio da Câmara Brasileira de BIM, Instituto dos Arquitetos do Brasil – Santa Catarina, Sindicato dos Arquitetos de Santa Catarina e Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-SC).

 

Conheça os palestrantes:

Rafael Fernandes – possui graduação em Engenharia de Produção Civil e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui especialização em Direito Ambiental e Urbanismo. É funcionário de carreira do Instituto de Meio Ambiente – IMA de Santa Catarina. Foi o criador do primeiro laboratório de BIM para área pública e coordenou a implantação de BIM no Governo de SC. Foi Especialista no Grupo Ad Hoc Compras Governamentais do Comitê Estratégico de BIM do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Serviços. Atualmente é consultor estratégico de BIM e professor de MBA em BIM pelo INBEC e Zigurat.

Gustavo Carezzato – arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Belas Artes de SP (Brasil) e mestre em arquitetura digital baseado em processos de projetos em BIM pela Universidade de Melbourne (Austrália). Mestre em Ciências pela Escola Politécnica – USP no Mestrado em Inovação na Construção Civil. A ênfase do estudo em BIM focado no estudo dos dois padrões BIM mais importantes (o britânico PAS1192-2: 2013 / o internacional ISO19560: 2018) e as possibilidades de usá-los no mercado brasileiro. Atualmente, trabalha como Diretor Geral da GRAPHISOFT na América Latina, planejando e controlando a estratégia de negócios em toda região. Trabalhou como especialista do BIM para o Governo Federal Brasileiro (MDIC) no grupo de tarefas Regulamentação e Normalização para o desenvolvimento da Estratégia Nacional BIM-BR. Também atua  como relator do GT de Processos BIM na CEE-134 da ABNT e é um dos oito Diretores fundadores do BIM Fórum Brasil.

João Victor Tatrai – integrante do Learning Team, na sede da GRAPHISOFT, em Budapeste. Ele é arquiteto, com conhecimento em vários campos do universo BIM, e pós-graduado em Ensino. Começou como treinador de Revit, desenvolvendo e entregando diferentes cursos, do básico ao avançado, incluindo parametrização de famílias. Após alguns anos, juntou-se à GRAPHISOFT Brasil como parceiro, entregando treinamentos de Archicad, oferecendo consultoria e licenças de Archicad. Ao longo de sua carreira adquiriu sólida experiência com Implementação BIM, Criação de Templates, Consultoria, Coordenação e Gerenciamento, trabalhando com escritórios de arquitetura utilizando Archicad. Hoje em dia ele é responsável pelo treinamento e consultoria do fluxo de trabalho de colaboração entre Revit e Archicad globalmente, e por entregar – junto com seu time – os treinamentos da GRAPHISOFT Learn e o programa BIM Manager.

Regina Ruschel – Engenheira Civil, Mestre em Mecânica do Solos, Doutora em Engenharia Elétrica na área de Automação e Livre docente em Projeto Auxiliado por Computador. Atualmente é Pesquisadora e Professora Colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Universidade Estadual de Campinas. É editora chefe da Revista PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção e membro do corpo editorial da Building Research and Information. Desenvolve pesquisa no tema de Modelagem da Informação da Construção e Aprendizado de Máquina aplicados ao projeto, construção e operação de edificações e no ensino, tendo formado inúmeros mestre e doutores com seguidas premiações. Participa ativamente da iniciativa internacional BIM Excelence Organization e do Comitê de Estudos Especiais de BIM na ABNT.

Ruben Millon – Arquiteto e urbanista, pós graduado em gerenciamento de projetos com BIM. Com experiência de grandes projetos, tendo em seu currículo o escritório Aflalo Gasperini e Bacco Arquitetos, aonde atuou como BIM Manager, atendendo clientes de grande porte da área aeroportuária e de logística. Atualmente é docente de pos graduação da UTFPR , e treinador licenciado Graphisoft Brasil

 

 

 

X
X