Notícias

Casarão histórico é preparado para abrigar inovador empreendimento no centro de Florianópolis

Por novembro 3, 2018 Sem comentários

Florianópolis vai ganhar um inovador empreendimento no centro da cidade no início do próximo ano: um espaço conceito planejada para proporcionar experiências únicas a seus frequentadores. Da moda ao décor, da cafeteria ao salão de beleza, da ótica à galeria de arte, as operações previstas para o local revelam um universo de possibilidades, com o único propósito de oferecer experiências e novas sensações. Revisitando a prática do consumo, o empreendimento estará sediado no casarão histórico da rua Victor Konder, 262. A inauguração está prevista para janeiro de 2019.

A iniciativa é das empresárias e irmãs Karla Silva e Bianka Silva, que transferem para o novo endereço o escritório Karla Silva Decoração de Interiores e a boutique de moda feminina BK Store, negócios atualmente instalados na Travessa Carreirão, também no centro da capital catarinense. Naturais de Florianópolis, elas mantêm forte relação com a cidade, onde atuam no mercado de luxo há uma década. A experiência do mundo dos negócios elas trazem de ‘berço’. Desde pequenas sempre foram muito envolvidas na dinâmica da rede de lojas de calçados da família. Quando jovens, trabalharam lado a lado com os pais na administração, no gerenciamento e no atendimento aos clientes.

Elas sempre estabeleceram uma relação próxima e afetiva com todos os clientes – intensificada na última década na boutique feminina.  “Queremos, antes de tudo, retribuir toda a gratidão a nossas clientes que caminharam conosco e nos trouxeram aqui. Precisamos retribuir com mais conforto, com o provador dos sonhos, com o redesign da marca e, agora, com uma loja conceito”, destaca Bianka, que associa essa iniciativa à programação de comemoração dos 10 anos da BK Store, celebrado em abril de 2019.

Neste último ano, em especial, Bianka assumiu a frente da área operacional da loja, enquanto Karla viajou por diversos países em busca de referências e inspirações. “As viagens internacionais sempre fizeram parte da minha rotina profissional, para atualização de repertório. Este último ano, lancei um novo olhar sobre o mercado. Tive a oportunidade de viajar o mundo acompanhando meu marido, Tiago, em momentos importantes do MBA Executive realizado por ele em Oxford, na Inglaterra. E aproveitei esses momentos para realizar pesquisas, sob esse novo enfoque de negócio”, explica Karla, decoradora e administradora de empresas. Nessas pesquisas, Karla percebeu a crescente presença de concept stores no mercado internacional, dos mais variados segmentos. “São operações de luxo, mas mais conscientes e responsáveis, dedicadas a proporcionar experiências mais imersivas a seus públicos. E é isso que desejamos instalar aqui”, acrescenta.

A fase atual do novo negócio da dupla é de registro de marca, finalização do projeto e de formalização de parcerias. Dentre as já estabelecidas estão a Bárbara K e a Harmonize Home. “Estamos avaliando algumas parcerias que há tempos vêm sendo estudadas”, conta Karla.

O projeto está sendo desenvolvido em conformidade com os parâmetros exigidos pelo Green Building Council para obtenção da certificação LEED, coordenado pela engenheira civil Daniella Godinho Abreu, PhD em sustentabilidade para engenharia pela University of Birmingham. Ela foi gerente de sustentabilidade para projetos internacionais de infraestrutura e construção na Europa, Estados Unidos e América Latina na empresa multinacional sueca de construção e desenvolvimento Skanska. Em 2013, fundou a Sustainpolis, empresa especializada em consultoria, pesquisa, treinamento e desenvolvimento de projetos na área.

“Assim, reafirmamos nosso compromisso com a sustentabilidade e em oferecer um espaço mais produtivo e saudável”, complementa Karla, que apresentará o projeto na Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy CIEI&EXPO 2018, realizada de 5 a 7 de novembro, em Curitiba (PR). “A BK Concept Store será o primeiro projeto LEED retail em um patrimônio histórico do país”, afirma.

Memória preservada

O próprio espaço será uma atração à parte. Construído em 1925, o casarão está inserido em uma Área de Proteção Cultural (APC) de Florianópolis e é tombado pelo Patrimônio Histórico. A edificação possui 235 metros quadrados, em dois pavimentos, e está implantada em um terreno de quase 800 metros quadrados, com vegetação abundante e área de estacionamento com dez vagas.

“Ao escolher esse endereço, estamos também valorizando a memória arquitetônica da cidade e abrindo as portas deste espaço único para contemplação”, acrescenta Karla. Como decoradora, ela planeja a adaptação do local para a nova operação com respeito à história do local, incluindo a restauração de elementos que estavam deteriorados pela ação do tempo a partir da atuação de equipe especializada em preservação do patrimônio.

 

Fotos: Divulgação

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X