Eventos

CASACOR Paraná é inaugurada, abrindo a temporada de mostras na região Sul

A CASACOR Paraná abre as portas ao público neste dia 12 de maio, dando início à temporada de mostras da região Sul. Nesta sexta-feira, a franqueada, Marina Nessi, patrocinadores e expositores receberam convidados e a imprensa para apresentação dos 42 ambientes da mostra, com exclusividade. A CASACOR Paraná segue até o dia 1 de julho, ocupando a mansão da rua Sergio Pereira da Silva, nº 10, no Pilarzinho, em Curitiba, com 2,2 mil m² de área construída em um terreno de 5,5 mil m².

Esta edição marca a comemoração dos 25 anos da CASACOR Paraná, e aborda o tema “CASA VIVA”, eleito para todas as edições da CASACOR no país. Apresentando a casa como um organismo vivo, o universo particular das famílias, resgatando a sua convivência, a mostra presta uma homenagem ao morar contemporâneo, a casa como habitat humano, o “meu universo particular”, um mini-cosmos. Dentre os expositores, estão profissionais de importantes escritórios de Curitiba, de cidades do interior do Paraná, como Ponta Grossa, Londrina, União da Vitória, Foz do Iguaçu, Maringá e São José dos Pinhais, e, também, de Santa Catarina.

Os ambientes

Nos próximos dias, vamos apresentar todos os ambientes e tudo o que vai rolar durante a mostra, destacando os cenários criados pelos profissionais participantes e as novidades em materiais e mobiliário apresentadas no evento.

Nesta matéria, destacamos alguns dos ambientes de uso público da mostra: a Bilheteria e Lounge, assinado pela designer Joyce Stroka e pelo arquiteto Thiago Guidolin; o Bistrot Bar Arauco, criado pelo arquiteto Eduardo Mourão; o Café, criado pelos arquitetos Gisela Carnasciali Miró e Rafael Carvalho; o Jardim e Piscina, do engenheiro floresta e paisagista Guto Ciccarino e do designer de interiores André Derkcz; e a Praça CASACOR, das arquitetas Vânia Diehl, Caroline R. Stratmann e Lorena Bannach.

Bilheteria e Lounge

Para criação do espaço, de 42m², a designer Joyce Stroka e o arquiteto Thiago Guidolin buscaram inspiração na decoração marroquina, especialmente, no museu Yves Saint Laurent, em Marrakech. “Através de um volume paralelo ao outro, um prisma de aço e vidro marca a entrada da mostra. Não é somente um local de passagem, mas o começo de uma viagem aos sentidos e encantos que a mostra proporcionará aos visitantes. No lounge, o conceito é a funcionalidade”, explica Thiago. A dupla apostou nos tons terrosos para a confecção de móveis, como o rosa millennial encontrado no banco do longe, e em diferentes texturas e relevos, desde a aplicação de tecidos seguindo até os revestimentos. Em destaque, painéis luminosos, da DressAll, aplicados no forro e na parede, com tela tensionada impressa em alta resolução, atrás do balcão da bilheteria, idealizada dentro de um contêiner, uma solução sustentável e de custo acessível.

Bistrot Bar Arauco

Em sua 15ª participação na CASACOR Paraná, o arquiteto Eduardo Mourão apresenta o Bistrot & Bar Arauco, com 60m². Para criá-lo, ele buscou inspiração nas constantes viagens que faz em busca de soluções e atitudes que privilegiam um lifestyle descomplicado. Painéis de melanina da Arauco, no padrão Norus Trend, revestem as paredes, que também foram destacadas pela sutil iluminação da Spot Lighting. Exclusividade também para o evento, o superpainel de porcelanato da Portinari, recém-lançado. O design é realçado pelos sofás, poltronas e mesas que compõem as áreas, favorecendo a área que é funcional com o apoio de um balcão de atendimento central, que facilita o serviço.

Café

Os arquitetos Gisela Carnasciali Miró e Rafael Carvalho projetaram o Café, de 38m² de área interna e 42m² de externa, a partir da inspiração de estabelecimentos comerciais instalados em pequenos espaços, cada vez mais comuns nos grandes centros urbanos. A principal tendência apresentada no ambiente é o uso de plantas favorecendo a bancada em ângulo, o papel de parede instalado no teto e a marcenaria. Destaque, também, para as cadeiras Renar, assinadas pelo designer Pedro Mendes, e para o papel de parede aplicado como revestimento do forro.

Jardim e piscina

O engenheiro floresta e paisagista Guto Ciccarino e o designer de interiores André Derkcz, em sua oitava participação na CASACOR Paraná, apresentam o Jardim e Piscina, de 386m², inspirado em uma pintura a céu aberto, jardim com plantas exóticas de grande porte e maciços de vegetação com plantas nativas, mobiliário contemporâneo e anexos construtivos. Dentre as soluções, estão pisos ecológicos, iluminação externa 100% LED e um pergolado criado exclusivamente para a mostra pela Gazebos Abertos. Duas esculturas de madeira do artista plástico Marcos Vandrade destacam-se no local. Na decoração estão mobiliário em ‘tricô’ para outdoor e mesas em pranchas naturais em madeira com resinas acrílicas.

Praça CASACOR

As arquitetas Vânia Diehl, Caroline R. Stratmann e Lorena Bannach marcam mais uma participação na CASACOR Paraná com a criação da Praça CASACOR, de 760m², com inspiração no tema “Casa Viva”. Elas apostaram no desenvolvimento de um ambiente que se encaixasse com o dia a dia das pessoas, com a praticidade e funcionalidade, além da beleza e do sentir-se bem dentro do espaço de convivência. Um ambiente que ressalta os sentidos, que remete ao passado e promove um toque de felicidade ao contemplar o local.          Destaque para a apresentação de duas esculturas criadas por Bia Dória, produzidas exclusivamente para a mostra. Além disso, complementam as peças de Kevin Robinson, também originais.

Acompanhe mais sobre a CASACOR Paraná por aqui e em nossas redes sociais.

Leia também: 

CASACOR Paraná inaugura no dia 13 de maio. Conheça os expositores dos 42 ambientes.

CASACOR Paraná abre ciclo de mostras na região Sul celebrando 25 anos de história

 

 

X
X